Processos urbanos relacionados: periferização e produção de habitação social no núcleo da região metropolitana de Curitiba pelo programa minha casa minha vida / Related urban processes: peripheralization and social housing production in the core of the metropolitan region of Curitiba through the minha casa minha vida program

AutorRafaela Antunes Fortnato, Cristina Araújo Lima, Livia Priori Gonçalves
CargoArquiteta Urbanista, Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR e do Programa de Pós Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento, PPGMADE, UFPR. Afiliação: Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9045832238 374440. ORCID: https://orcid...
Páginas1239-1268
Revista de Direito da Cidade vol. 13, nº 3. ISSN 2317-7721
DOI: 10.12957/rdc.2021.51155
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Revista de Direito da Cidade, vol. 13, nº 3. ISSN 2317-7721. pp.1239-1268 1239
PROCESSOS URBANOS RELACIONADOS: PERIFERIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE HABITAÇÃO SOCIAL NO
NÚCLEO DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA PELO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA
RELATED URBAN PROCESSES: PERIPHERALIZATION AND SOCIAL HOUSING PRODUCTION IN THE CORE
OF THE METROPOLITAN REGION OF CURITIBA THROUGH THE MINHA CASA MINHA VIDA PROGRAM
Rafaela Antunes Fortnato
1
Cristina Araújo Lima
2
Livia Priori Gonçalves
3
RESUMO
O artigo problematiza a implantação de habitação social pelo Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV)
quanto ao conceito de moradia e princípios de sustentabilidade relacionados ao processo de
periferização. O texto objetiva identificar características urbanísticas e socioambientais de casos
existentes no Núcleo Urbano da Região Metropolitana de Curitiba, para compreender poss ibilidades de
avanços futuros na qualidade socioambiental dess a categoria de empreendimento público. Os
procedimentos metodológicos incluíram abordagem quantitativa e qualitativa; utilização de programa de
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Econômica Federal, considerado o sistema mais adequado para avaliação de habitação social no país,
avaliando 53 subitens: qualidade urbana, projeto e conforto, eficiência energética, conservação de
recursos materiais, gestão da água e práticas sociais. Os resultados demonstraram que o MCMV não aplica
o conceito integral de moradia; assume o f inanciamento do empreendimento, porém, não sua
sustentabilidade; repassa a outros atores (prefeituras, empresários, usuários) itens como
desenvolvimento de programas e projetos de ação social; solução de eventuais problemas arquitetônicos
e urbanísticos. Além da periferização espacial, aprofunda a periferização social, cidadã pelas dificuldades
de acesso dos moradores a oportunidades de realização educacional, profissional, individual, relegando
por fim, aos usuários, a sustentabilidade do empreendimento.
1
Arquiteta Urbanista, Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Professora da Universidade Tecnológica
Federal do Paraná UTFPR e do Programa de Pós Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento PPGMADE
UFPR. Afiliação: Universidade Tecnológica Federa l do Paraná - UTFPR. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9045832238
374440. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6436-1310. E-mail:rafortunato@utfpr.edu.br
2
Arquiteta Urbanista, Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Professora Associada da Universidade
Federal Paraná UFPR. Afiliação: Universidade Federal do Paraná - UFP. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1725213
417971743. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9532-2456. E-mail: cristinadearaujolima@gmail.com
3
Bióloga, Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Bolsista Fundação Araucária no Núcleo de Inovação
Tecnológica da Agência de Inovação do Instituto Federal do Paraná AGIF. Afiliação: Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5691936392482296
ORCID:https://orcid.org/0000-0002-6601-8364 E-mail:livia.goncalves@ifpr.edu.br
Revista de Direito da Cidade vol. 13, nº 3. ISSN 2317-7721
DOI: 10.12957/rdc.2021.51155
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Revista de Direito da Cidade, vol. 13, nº 3. ISSN 2317-7721. pp.1239-1268 1240
Palavras chave: Periferização. Habitação de interesse social. Sustentabilidade. Programa Minha Casa,
Minha Vida. Núcleo da Região Metropolitana de Curitiba NUC-RMC.
ABSTRACT
The article discusses the implementation of social housing by the - My
House, My Life - prog ram regarding the concept of housing and sustainability principles related to the
peripheralization process. The text aims to identify urban and socio-environmental characteristics of
existing cases in the Metropolitan Region of Curitiba, to understand possibilities of future advances in the
socio-environmental quality in these publi c policies. The methodological pro cedures included a
quantitative and qualitative approach; use of the QGIS geoprocessing software. The analysis s trategy
applied Blue House Seal methodology, considered the most suitable system for assessing social housing
in Brazil evaluating 53 sub-items: urban quality, design and comfort, energy efficiency, conservation of
material resources, management water and social practices. The results showed that the MCMV does not
apply the full concept of housing; assumes the financing of the enterprise, however, not its sustainability;
passes on to other actors (city halls, businessmen, users) items such as the development o f social action
programs and projects; solution of eventual architectural and urban problems. This process amplifies the
social periphery, a citizen due to the difficulties in accessing the residents to opportunities for educational,
professional and individual fulfillment, relegating, finally, to the users, the sustainability of the buildings.
Keywords: Urban sprawl. Social housing. Sustainability. My House, My Life Program. Nucleus of the
Metropolitan Region of Curitiba NUC-RMC.
INTRODUÇÃO
O artigo aborda um aspecto pouco discutido em relação aos conjuntos habitacionais de baixa
renda, como ação de política pública federal, questionando as condições de sustentabilidade a partir da
análise dos projetos não apenas da edificação, mas do contexto urbano onde são implantados. Esse é um
tema da maior urgência dentre as políticas públicas, no âmbito da problemática do déficit habitacional
brasileiro que se encontra em 7,9 milhões de moradias, ou 14,9% do total de domicílios do país, segundo
o IPEA (Fundação João Pinheiro, 2021). A moradia é um item fundamental para a qualidade de vida, um
direito assegurado pela Constituição Federal de 1988, que o texto assume em seu objetivo de identificar
e debater características de conjunto habitacional do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) (CEF,
2012).
Nesse contexto, o problema de pesquisa deriva do seguinte questionamento: a partir do processo
de metropolização e periferização do aglomerado urbano de Curitiba, como os riscos e vulnerabilidades

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