O projeto transformação em arte strategy for qualify people for a sustainable society

AutorSandro Fröhlich, Neuro José Zambam, Laiana Karolina Demenech
CargoUniversidade do Vale do Taquari, Lajeado, RS, Brasil/Faculdade Meridional, de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, Brasil/Faculdade Meridional, de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, Brasil
Páginas29-44
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O PROJETO TRANSFORMAÇÃO EM ARTE – PASSO FUNDO/
RS – BRASIL: ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE PESSOAS
PARA UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL
THE PROJECT “TRANSFORMATION IN ART” - PASSO FUNDO / RS
- BRAZIL: STRATEGY FOR QUALIFY PEOPLE FOR A SUSTAINABLE
SOCIETY
Sandro FröhlichI
Neuro José ZambamII
Laiana Karolina DemenechIII
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar como o Projeto
TransformAção em Arte, desenvolvido na Vila Popular,
em Passo Fundo/RS – Brasil, com estratégias direcionadas
prioritariamente para a formação de pessoas nas suas diferentes
dimensões, contribui para a autonomia, a integração social e
a sustentabilidade humana, social e ecológica, numa região
de elevada vulnerabilidade social. A estratégia metodológica
contempla a exposição de aspectos relevantes sobre o projeto,
coletados por meio de observações realizadas in loco. O
referencial para a fundamentação da exposição é a obra de
Leonardo Boff, destacando as categorias homem-corpo,
homem-psiqué e homem-espiritual e sua repercussão na
formação humana e das relações dos beneficiários. Afirma-se
que a organização, as metodologias e os agentes, por meio
da formação, participação e envolvimento da comunidade,
auxiliam crianças e adolescentes a tornarem-se agentes ativos
de transformação social sustentável.
Palavras-chave: Formação Humana. Participação.
Sustentabilidade, TranformAção em Arte. Leonardo Boff.
Abstract: e goal of this article is to analyze how the
“TransformAção em Arte” Project, devel-oped in Vila Popular,
Passo Fundo / RS - Brazil, with strategies aimed primarily
at qualify people in its different dimensions, contributes to
autonomy, social integration and human, social and ecolog-
ical sustainability, in a region of high social vulnerability. e
methodological strategy includes the exposure of relevant
aspects about the project, collected through observations made
on the spot. e reference for the exhibition’s foundation is
the work of Leonardo Boff, highlighting the catego-ries man-
body, man-psyche and man-spiritual and their repercussion
on human formation and the relations of beneficiaries. It is
DOI: http://dx.doi.org/10.20912/rdc.v16i39.
Recebido em: 09.11.2020
Aceito em: 28.06.2021
I Universidade do Vale do Taquari,
Lajeado, RS, Brasil. Doutor em Filosofia.
E-mail: sfrohlich@gmail.com
II Faculdade Meridional, de Passo Fundo,
Passo Fundo, RS, Brasil. Doutor em
Filosofia. E-mail: neuro.zambam@imed.
edu.br
III Faculdade Meridional, de Passo Fundo,
Passo Fundo, RS, Brasil. Graduada em
Direito. E-mail: laianademenech@gmail.
com
30 Revista Direitos Culturais | Santo Ângelo | v. 16 | n. 39 | p. 29-44 | maio/agos. 2021
DOI: http://dx.doi.org/10.20912/rdc.v16i39.276
said that the organization, the methodologies and the agents,
through the formation, participation and involvement of the
community, help children and adolescents to become active
agents of sustainable social transformation.
Keywords: Human Formation. Participation. Sustainability,
TransformAtion in Art. Leonardo Boff.
1 Introdução
A
humanidade, no atual período caracterizado pela globalização sem precedentes e
pelos crescentes índices de desigualdade, tem entre seus principais desafios, estruturar
um modelo de desenvolvimento que seja orientado pelos critérios de sustentabilidade. Essa nova
modalidade de ação e organização pessoal e social contempla a necessidade de transformação das
diferentes institucionalizações e formas de atuação humana, sabendo que os recursos naturais são
finitos. A utilização dos meios existentes não pode destruir as condições de convivência pessoal e
social. A administração sustentável é um imperativo que se impõe visando às condições razoáveis
de existência desta e das futuras gerações.
A ciência moderna trouxe consigo a compreensão de poderio ilimitado do ser humano,
o que culminou com o desrespeito à Terra enquanto habitat de todos os seres vivos – humanos
e não humanos. A atual crise da ordem ecológica, moral, econômica e social – expressão do
uso indiscriminado dos recursos disponíveis – reflete os riscos de extinção dos modos de vida
humanos, ambientais e naturais, com graves consequências para a estrutura social, amplamente
percebidos, especialmente, pelas gritantes desigualdades econômicas que se tornaram rotineiras
e relegam à vulnerabilidade social expressivos contingentes de pessoas e povos. Verifica-se a
necessidade de adotar novos comportamentos, estratégias, legislações e vínculos de cuidado,
respeito, amor e organização dos seres humanos entre si e destes com os demais seres vivos, para
garantir a continuidade das formas de vida e das condições equitativas de convivência social.
Nesse cenário, é fundamental atualizar a compreensão do significado de sustentabilidade
a fim de propor ressignificações e condições de efetivação de suas orientações no cotidiano
da convivência humana e social sobre o cuidado com os recursos naturais e ambientais. Esta
abordagem destaca as causas da insustentabilidade da ordem social vigente, as repercussões na
convivência social e o papel do indivíduo para a construção do significado de um novo paradigma
orientado pela sustentabilidade.
No contexto atual, com graves ameaças e constrangimentos, são decisivas as estratégias
de formação educacional do indivíduo e das coletividades em vista da sustentabilidade social,
ambiental, política e cultural orientada pela sustentabilidade, através da conscientização de que
os recursos naturais são limitados e de responsabilidade com a “casa de todos”. Caso não haja
mudança no modo como as pessoas se relacionam com a natureza, a vida humana e de muitos
outros seres vivos corre o risco de extinção.
Nessa perspectiva de formação educacional para a sustentabilidade, destaca-se o Projeto
TransformAção em Arte, localizado no município de Passo Fundo-RS, Brasil, que atende crianças,
adolescentes e seus familiares em situação de sofrimento humano e vulnerabilidades sociais. Em
todas as atividades propostas pela ação social, discutem-se questões ambientais, enfatizando-se

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