Protest songs e a busca por direitos fundamentais o caso 'hurricane', de Bob Dylan

AutorAndré Rubião, Bernardo Gomes Barbosa Nogueira, Bruno Viera Marques
CargoUniversidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil/Universidade Vale do Rio Doce, Valadares, MG, Brasil/Faculdade de Direito Milton Campos, Nova Lima, MG, Brasil
Páginas97-111
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
PROTEST SONGS E A BUSCA POR DIREITOS FUNDAMENTAIS:
O CASO “HURRICANE”, DE BOB DYLAN
PROTEST SONGS AND THE QUEST FOR FUNDAMENTAL RIGHTS: THE
“HURRICANE” CASE, FROM BOB DYLAN
André RubiãoI
Bernardo Gomes Barbosa NogueiraII
Bruno Viera MarquesIII
Resumo: Este artigo visa refletir sobre a maneira como a
obra músico-literária “Hurricane” (1976), de Bob Dylan,
influenciou o percurso jurídico do caso do boxeador
americano Rubin Carter, condenado à prisão perpétua, por
homicídio triplamente qualificado, em 1966, e solto 19 anos
depois por falta de provas. Pretende-se avaliar como a letra
e a melodia criadas por Dylan, inseridas no movimento das
protest songs, serviram como instrumento para a reforma
da decisão jurídica. O estudo se sustenta na corrente
metodológica do direito na literatura, compreendido dentro
do movimento macro do law and art, com base na consulta
bibliográfica e na técnica de reconstrução de processos sociais.
O artigo busca então responder à seguinte pergunta: como a
canção “Hurricane”, a partir de uma rede heterogênea que
envolveu a imprensa, outros artistas, movimentos sociais e
atores jurídicos, contribuiu para reformar a condenação de
Carter à prisão perpétua? Com esta abordagem, que transita
pelo universo da sociologia jurídica, espera-se mostrar como
as manifestações culturais, atuando por meio de “signos” e de
forma “rizomática”, podem influenciar o campo do Direito,
na busca pela concretização de garantias fundamentais.
Palavras-chave: Direito e Literatura; Bob Dylan; Rubin
Hurricane Carter; Protest Songs; Direitos Fundamentais.
Abstract: is article aims to reflect on how the music-
literary work “Hurricane” (1976), by Bob Dylan, influenced
the legal course of American boxer Rubin Carter’s case,
sentenced to life in prison in 1966 for triple-qualified
homicide, and released 19 years later due to lack of evidence.
It aims to evaluate how the lyrics and the melody by Dylan,
inserted in the movement of protest songs, served as an
instrument for the reform of the legal decision. e study is
based on the methodological current of law and literature,
understood within the macro movement of law and art,
based on bibliographic consultation and on the technique of
DOI: http://dx.doi.org/10.20912/rdc.v18i44.
Recebido em:
Aceito em:
I Universidade do Estado de Minas
Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.
E-mail: rubiao.andre@gmail.com
II Universidade Vale do Rio Doce,
Valadares, MG, Brasil. E-mail:
bernardogbn@yahoo.com.br
III Faculdade de Direito Milton Campos,
Nova Lima, MG, Brasil. E-mail:
marques.bruno@outlook.com

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT