Qual a função do professor na Aprendizagem Baseada em Desafios (Challenge Based Learning)?

AutorCleyson de Moraes Mello, José Rogério Moura de Almeida Neto, Regina Pentagna Petrillo
Páginas31-33
31
1.7 Qual a função do professor na
Aprendizagem Baseada em Desafios
(Challenge Based Learning)?
Uma das maiores diferenças entre o
CBL e as metodologias tradicionais é o papel
dos professores e alunos no caminho
(experiência) em resolver o desafio. A partir
de um ambiente criativo e autônomo os alunos
podem enfrentar os desafios do mundo real
(mundo vivido), desenvolvendo habilidades
(skills) para a solução de problemas ao longo
de sua trajetória profissional.
O papel do docente não é de
transmissão de conhecimentos, senão um
colaborador no processo de ensino-
aprendizagem, na busca de soluções
juntamente com seus alunos e demais
membros do grupo, a partir de novas formas
de pensar e resolver os problemas.
Vale destacar que não cabe ao docente
apontar a solução de imediato, senão deixar os
alunos percorrer o framework do CBL,
fornecendo tempo e espaço para seguir os
caminhos da experiência do desafio (através de
erros e acertos), em busca da melhor resposta.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT