O Rábula

AutorPedro Paulo Filho
Ocupação do AutorFormado pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, foi o 1º presidente da 84ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil
Páginas258-259

Page 258

Na adolescência, influenciado pelos julgamentos que assistia no Tribunal do Júri, decidiu cursar a Faculdade de Direito e, em 1917, transferiu-se para Recife, ingressando na Academia de Ciências Jurídicas e Comerciais.

Trabalhava para poder estudar, contudo, Café Filho abandonou o curso e retornou a Natal.

Casou-se com Jandira Carvalho de Oliveira Café, de cuja união nasceu Eduardo Antônio, militar da Aeronáutica.

Seu interesse por assuntos "de gente grande" eclodiu cedo, pois aos 15 anos começou a publicar manuscritos nos jornais "A Gazeta" e "O Bonde", que precederam o "Jornal de Natal", que fundou e dirigiu mais tarde.

Manifestou logo forte oposição à política dominante no Rio Grande do Norte.

Page 259

Fábio Koifman, em "Presidentes do Brasil", observou que "desde os 18 anos, começou a defender réus sem condição de arcar com honorários e despesas processuais".

Ele o fazia como solicitador, espécie de advogado leigo que existia na época. De acordo com Munhoz da Rocha, mostrava-se "mais sensível à tragédia gerada pelo meio social do que ao crime formal".

Essa visão levou-o a aceitar casos em outras cidades, como em Taipu, atuando na defesa de um acusado de incesto e infanticídio, e em Caruaru, dessa vez recebendo 100 mil réis para ser o advogado de um pai de nove filhos, acusado de ter cometido assassinato em emboscada.

Mesmo não tendo concluído a Faculdade de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT