O registro correto de nomes próprios

AutorMaria Tereza de Queiroz Piacentini
CargoLicenciada em Letras e mestra em Educação pela UFSC
Páginas82-82

Page 82

Com o Acordo Ortográfico, como fica o nome próprio Andreia? Os nomes deverão obedecer às regras? Ademir

Os novos registros de nascimento devem obedecer às regras ortográficas estabelecidas em 2009. Os nomes Andreia, Leia, Marileia, Sidneia, por exemplo, não são acentuados porque caiu o acento agudo nos ditongos abertos "ei" e "oi" das palavras paroxítonas. No entanto, as pessoas registradas como Andréia ou Léia podem manter a acentuação gráfica no seu nome, conforme estabelecem os últimos parágrafos do Acordo Ortográfico, in verbis:

DAS ASSINATURAS E FIRMAS

Para ressalva de direitos, cada qual poderá manter a escrita que, por costume ou registro legal, adote na assinatura do seu nome.

Com o mesmo fim, pode manter-se

a grafia original de quaisquer firmas comerciais, nomes de sociedades, marcas e títulos que estejam inscritos em registro público.

Se assim desejarem, portanto, os proprietários de lojas ou empresas podem conservar a grafia original do seu estabelecimento ainda que seja acentuada ou hifenizada em desacordo com a nova ortografia (que aliás só entrará oficialmente em vigor no ano de 2016), como nestes exemplos:

Arquiirmandade do Espírito Santo MacroEngenharia e Infra-Estrutura Projetos e Idéias Ltda.

No último caso citado no Acordo Ortográfico se incluem os nomes das nossas cidades e bairros, que também podem manter a grafia registrada historicamente. Note-se que Bahia e Joinville jamais tiveram a atualização do seu nome para Baía e Joinvile. Sendo assim, escreve-se:

Cananéia - SP

Pompéia - SP

Bairro Lindóia (Curitiba-PR)

Lindóia do...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT