A representação da mulher no cinema: um estudo a partir da pesquisa em estado do conhecimento

AutorLeilane Serratine Grubba
CargoAtitus Educação, Passo Fundo, Brasil
Páginas1-26
1
DOI https://doi.org/10.5007/2177-7055.2022.e77652
Direito autoral e licença de uso: Este artigo está sob uma Licença Creative Commons.
Com essa licença, você pode compartilhar, adaptar, para qualquer fim, desde que atribua
a autoria da obra e forneça um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações.
A representação da mulher no cinema:
um estudo a partir da pesquisa
em estado do conhecimento
The representation of women in cinema:
a study from state of knowledge research
Leilane Serratine Grubba¹
¹Atitus Educação, Passo Fundo, Brasil.
R: A pesquisa tem por objeto a representação da mulher no cinema, com
o objetivo de analisar os argumentos levantados sobre essa temática pela pesquisa
quali cada no Brasil, em l íngua portug uesa. Justica-se a i mportância do estu do,
principa lmente, pela inuênci a do cinema na cri ação dos processos identi catórios
generic ados, também no mundo jur ídico (legisl ativamente e judicia lmente). Par
-
te-se do seg uinte problem a: qual a representação de gênero no cinema, apontada
pela bibliogr aa quali cada brasilei ra? A hipótese sustent a que existe uma corr elação
entre os resu ltados da pesquis a brasileira e aqueles a pontados por Lauretis , Mulvey
e hooks, isso é, de h aver uma objeticação d a mulher, sendo ela representa da como
um objeto ao olha r mascu lino; ademais, com uma sub-representação de raça e
consequente exclusão da mulher negra e latina. Dia loga-se com o problema e a
hipótese a partir da epistemologia de tentativa e erro, especialmente para buscar
refutar a h ipótese levantada. A t entativa de refutaç ão foi realizada por me io de uma
pesquisa em estado do conhecimento. Como resultado, não foi possível refutar a
hipótese levantada.
P-: Gênero. Cinema. Estado do conhec imento. Ensi no. Direito.
A: The research’s theme is t he representation of women in c inema, intendin g
to analyze the arguments raised on this theme by qual ied resea rch in Braz il, in
Portuguese. The importance of the study is justi ed, mainly, by the inuence of
cinema in the creation of gender identication processes, also in t he legal world
(legislatively and jud icial ly). It starts w ith the follow ing problem: wh at is the
2 SEQÜÊNCI A (FLORIANÓPOL IS), VOL. , N. , 
A REPRESEN TAÇÃO DA MULHER N O CINEMA: UM E STUDO A PART IR DA PESQUIS A EM ESTADO DO CON HECIMENTO
representat ion of gender in cinema, point ed out by the qualied Bra zilian biblio-
graphy? The hypothesis sustains th at there is a correlation bet ween the results of
the Brazi lian research and those pointed out by Lauretis, Mulvey and hooks, th at
is, of having an objecti cation of the woma n, being her represented as a n object
to the male g aze; in addition, wit h an underrepresent ation of race and consequent
exclusion of black and L atino women. It dialogues with the problem a nd the
hypothesis from the epistemology of tr ial and er ror, especially to seek to refute
the hypothesis raised. The refutation attempt wa s carr ied out throug h a state of
knowledge res earch. As a result, it wa s not possible to refute the hypo thesis raised.
K : Gender. Cinema. State of knowledge. Knowledge. Law.
 INTRODUÇÃO
Existe bastante discrepância com relação à década de início
dos estudos feministas em cinema. Enquanto Alison Butler (2002)
e Anneke Smelik (1999) mencionam a década de 1960, Gisele Gu-
berniko (2009) aponta a década de 1970 e Ana Veiga (2017) sugere
as décadas de 1980 e 1990. Independentemente dessas divergências,
em conjunto, as pesquisadoras mencionadas apontam a importância
de Teresa de Lauretis, Laura Mulvey e bell hooks para o início das
pesquisas feministas em cinema, principalmente, para as pesquisas a
respeito da representação da mulher no cinema como objeto, com
Lauretis e Mulvey, e da interseccionalidade e da ausência da mulher
negra, com hooks.
Na década de 1960, as primeira s críticas feminista s ao cinema se
direcionara m às imagens sexista s da representação das mulheres em  l-
mes hollywoodia nos. Sobre a mencionada década, Smel ik arma que:
Mulheres era m representadas como o sexo passivo, objetic adas
ou xadas em estereótipos que oscilavam entre a imagem de
mãe (“Maria”) e a puta (“Eva”). Essas imagens repetidas das
mulheres foram consideradas como distorções objeticadoras
da realidade, com impacto negativo sobre as espectadoras
mulheres. As feministas clamaram por imagens positivas das
mulheres. (1999, p. 353).

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT