A representação feminina nas universidades e a concreção da cidadania

AutorDanilo Henrique Nunes - Selma Tomé Pina - Juvêncio Borges Silva
CargoCentro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP; Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos, Barretos, SP e Universidade de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP, Brasil. Doutorando em Direitos Coletivos e Cidadania - Universidade de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP, Brasil. Doutoranda em Direitos Coletivos e ...
Páginas159-173
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A REPRESENTAÇÃO FEMININA NAS UNIVERSIDADES E A
CONCREÇÃO DA CIDADANIA
WOMEN'S REPRESENTATION IN UNIVERSITIES AND THE
CONCRETION OF CITIZENSHIP
Danilo Henrique NunesI
Selma Tomé PinaII
Juvêncio Borges SilvaIII
Resumo: Este trabalho faz uma abordagem qualitativa e
quantitativa da presença das mulheres no ensino superior
brasileiro, trazendo dados oficiais do Censo da Educação
Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) e dados da
Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade
Passos, (UEMG-PASSOS). O objetivo do estudo é discutir
a representatividade da mulher na universidade e sua
importância para a concreção da cidadania feminina. Os
números comprovam que as mulheres são maioria nos
cursos superiores, no entanto, elas ocupam majoritariamente
as vagas nos cursos de licenciatura e humanas, enquanto
os homens são maioria nos campos de engenharias e
tecnológicas, o que, em tese, perpetua a tradicional divisão
sexual do trabalho e mantém a mulher longe de equidade
de gênero no ambiente acadêmico. O estudo foi elaborado
através de análise de dados consolidados, relatórios oficiais do
governo, relatório da UEMG-Passos, além da mobilização da
literatura especializada.
Palavras-chave: Mulheres; Gênero; Educação.
Abstract: is work takes a qualitative and quantitative
approach to the presence of women in Brazilian higher
education, bringing official data from the Higher Education
Census of the National Institute of Educational Studies
and Research Anísio Teixeira (Inep / MEC) and data
from the University of the State of Minas Gerais - Passos
Unit, (UEMG-PASSOS). e study aims to discuss the
representativeness of women at the university and its
importance for the concretization of female citizenship.
e numbers show that women are the majority in higher
education courses, however, they occupy mostly as vacancies
in undergraduate and humanities courses, while men are the
DOI: http://dx.doi.org/10.31512/rdj.v21i41.634
Recebido em: 11.02.2020
Aceito em: 14.05.2021
I Centro Universitário Estácio de
Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP;
Centro Universitário da Fundação
Educacional de Barretos, Barretos, SP e
Universidade de Ribeirão Preto, Ribeirão
Preto, SP, Brasil. Doutorando em
Direitos Coletivos e Cidadania. E-mail:
dhnunes@hotmail.com
II Universidade de Ribeirão Preto,
Ribeirão Preto, SP, Brasil. Doutoranda em
Direitos Coletivos e Cidadania. E-mail:
selmactome@gmail.com
III Universidade de Ribeirão Preto,
Ribeirão Preto, SP, Brasil. Doutor em
Direito. E-mail: jsilva@unaerp.br

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