A Responsabilidade Civil do Digital Influencer e a Vulnerabilidade do Consumidor

AutorAdive Cardoso Ferreira Júnior, Marcela Vitória Brandão Souza
Páginas55-63
55
Ciências Jurídicas, v.23, n.1, 2022, p.55-63
Adive Cardoso Ferreira Júnior*ab; Marcela Vitória Brandão Souzaa
Resumo
Este estudo tem como tema a responsabilidade civil do digital inuencer e a vulnerabilidade do consumidor, buscando averiguar a aplicação
civil do CDC frente a relação de consumo com o digital inuencer. O objetivo geral da pesquisa é discorrer sobre a aplicação civil do Código de
Defesa do Consumidor frente à relação de consumo com o digital inuencer. Especicamente, pretende-se analisar qual responsabilidade civil
recai sobre a gura do digital inuencer frente à relação de consumo e vericar quais os órgãos competentes os consumidores poderão recorrer
quando lesados. Para tanto, fez-se uso de revisão bibliográca e documental. Tais discussões e problematizações já são abordadas, porém,
ainda carecem de ações que as consolidem. Evidencia que embora não exista uma legislação especíca para a atividade desenvolvida por este
prossional, esses podem sim, estar sujeitos às normas e diretrizes do Código de Defesa do Consumidor, visto que, todos os envolvidos na
relação de consumo têm a obrigação legal de respeitar os princípios de boa-fé e transparência em prol dos consumidores e isso se aplica também
aos inuenciadores digitais. Foi possível concluir que há necessidade de um controle efetivo sobre o abuso do uso do direito da imagem dos
inuenciadores digitais devido à falta de transparência e sua forte atuação na cadeia de consumo.
Palavras-chave: Responsabilidade Civil. Digital Inuencer. Código de Defesa do Consumidor. Mídias Sociais. Vulnerabilidade do Consumidor.
Abstract
This study has as its theme the civil liability of the digital inuencer and the vulnerability of the consumer, seeking to investigate the civil
application of the CDC against the consumption relationship with the digital inuencer. The general objective of the research is to discuss the
civil application of the Consumer Defense Code in relation to the consumer relationship with the digital inuencer. Specically, it is intended
to analyze which civil liability falls on the gure of the digital inuencer in relation to the consumption relationship and to verify which
competent bodies consumers can turn to when injured. For this purpose, a bibliographic and documental review was used. Such discussions
and problematizations are already addressed, however, they still lack actions to consolidate them. It shows that although there is no specic
legislation for the activity carried out by this professional, these may be subject to the rules and guidelines of the Consumer Protection Code,
since all those involved in the consumption relationship have a legal obligation to respect the principles of good faith and transparency in
favor of consumers and this also applies to digital inuencers. It was possible to conclude that there is a need for eective control over the
abuse of the use of image rights by digital inuencers due to the lack of transparency and their strong performance in the consumption chain.
Keywords: Civil Responsibility. Digital Inuencer. Consumer Protection Code. Social Media. Consumer Vulnerability.
A Responsabilidade Civil do Digital Inuencer e a Vulnerabilidade do Consumidor
The Civil Responsability of the Digital Inuencer and Consumer Vulnerability
DOI: https://doi.org/10.17921/2448-2129.2021v23n1p55-63
aUniversidade Estadual de Santa Cruz, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Economia Regional e Políticas Públicas. BA, Brasil.
bFaculdade Anhanguera de Itabuna, Curso de Direito. BA, Brasil.
*E-mail: adivejunior@outlook.com
1 Introdução
Com os avanços tecnológicos, as redes sociais têm
ganhado uma grande proporção na atualidade, possibilitando
as novas formas de consumir e também com um novo
mecanismo em facilitar essa relação de consumo, com
facilidades para o acesso rápido e prático de produtos e
serviços. Com a constante modernização das mídias sociais,
surgiram pessoas que usam de sua imagem para inuenciar
grupos nas redes sociais, mais conhecidos como seguidores e,
assim, desenvolvendo um trabalho por meio do seu nicho de
divulgação, são os chamados digitais inuencers.
Com essa mudança gerada no mundo publicitário na
forma de produzir e divulgar, é possível que haja publicidade
ilícita por parte dos inuenciadores que fazem uso de sua
imagem para divulgação de produtos e serviços para empresa
ou marca. Assim, esse trabalho relata a proteção de fato do
consumidor em relação a possíveis publicidades ilícitas.
Nesta perspectiva, a pesquisa tem como problema: há
responsabilidade civil consumerista em relação aos danos
causados pela publicidade ilícita pelo inuenciador digital?
Para melhor entendimento no que se refere ao impacto
da responsabilidade nesta relação de consumo, este estudo
visa trazer mecanismos que identiquem a responsabilidade
do “digital inuencer” e a amparar o consumidor por meio
do Código de Defesa do Consumidor, já que por diversas
vezes ao depositar sua conança no inuenciador digital, que
usualmente veicula o produto ou serviços a sua imagem, seja
por meio de indicações, armações ou pela simples visão do
produto, acaba induzindo o consumidor a adquirir produtos e
serviços sem a saber a sua origem ou procedência.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT