A sociedade de risco e a confiança nas relações de consumo

AutorAndreza Cristina Baggio
Páginas127-147
Revista de Direito Econômico e Socioambiental, Curi ba, v. 1, n. 1, p. 127-147, jan./jun. 2010
ISSN 2179-345X
Licenciado sob uma Licença Crea ve Commons
[T]
A sociedade de risco e a conf‌i ança nas relações
de consumo
[I]
The society of risk and consump on rela ons trust
[A]
Andreza Cris na Baggio
Doutoranda em Direito Econômico e Socioambiental, na linha da Pesquisa Direito e Sociedade, na
Pon cia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), e membro do Grupo de Pesquisa de Direito Eco-
nômico e do Consumo, Curi ba, PR - Brasil, e-mail: andrezabaggio@hotmail.com
[R]
Resumo
Nossa atual sociedade pode ser caracterizada como uma sociedade de risco, resultante
dos avanços da era industrial, da modernização da informação e da complexibilização
dos processos de tomada de decisões. Analisar riscos signif‌i ca problema zar o futuro,
razão pela qual se faz necessária a consideração de suas consequências sociais. O que se
propõe neste trabalho é analisar o risco, sob o ponto de vista das relações de consumo.
Desde o século XX, a sociedade está organizada a par r do fenômeno mundial das rela-
ções de consumo, massif‌i cada pelo crescente aumento de oferta de produtos e serviços,
sendo o risco incorporado ao próprio modo de ser da sociedade pós-moderna e, pois,
in mamente relacionado ao desenvolvimento da ciência, da tecnologia, e à tomada de
decisões no processo de escolha por este ou aquele bem de consumo. Somem-se a esses
riscos na relação de consumo os chamados riscos de desenvolvimento e a formação das
redes de fornecedores, que buscam diminuir os riscos de suas a vidades, transferindo-os
BAGGIO, A. C.
Revista de Direito Econômico e Socioambiental, Curi ba, v. 1, n. 1, p. 127-147, jan./jun. 2010
128
aos consumidores. Tais situações deixam latente a vulnerabilidade do consumidor e re-
forçam a necessidade de tutela das legí mas expecta vas deste nas relações de consumo.
Essa tutela se faz por meio da proteção à lealdade, à boa-fé e, principalmente, à con-
f‌i ança depositada pelo consumidor na relação com o fornecedor. A conf‌i ança, portanto,
deve ser vista pelo fornecedor como elemento valora vo dentro da estrutura empresarial,
ganhando força de verdadeiro instrumento preven vo da proteção ao consumidor na
sociedade de risco.
[P]
Palavras-chave: Sociedade de risco. Conf‌i ança. Vulnerabilidade e consumidor.
[B]
Abstract
Our present society can be characterized as the society at risk, due to the advances of
the industrial age, the moderniza on of the informa on and decision-making processes.
Analyze risks problema ze means the future, why is it necessary to account for their social
consequences. What is proposed in this paper is to analyze the risk from the point of view
of rela ons of consump on. Since the twen eth century, society is organized from the
worldwide phenomenon of rela ons of mass consump on, increasing the supply of prod-
ucts and services, and the risk embedded in the very way of being post-modern society, and
therefore is closely related to the development of science, technology, and the decision-
making process to choose this or that well for consump on. Add to these risks in rela on to
consump on, the so-called risk of development, and the forma on of networks of suppliers,
seeking to decrease the risks of their ac vi es, transferring them to consumers. Such situ-
a ons leave the latent vulnerability of the consumer, and reinforce the need for protec on
of legi mate expecta ons of those in the rela ons of consump on. This protec on is by
means of protec ng the fairness, good faith and, above all, the trust paid by consumers in
connec on with the supplier. The trust, therefore, should be seen by the supplier as part
valoriza on within the corporate structure, gaining real strength of preven ve instrument
of protec on to consumers in society at risk.
[K]
Keywords: Society at risk. Trust. Vulnerability and consumer.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT