Sociologia urbana entre o moderno e o antigo: preservação de patrimonios edificados sob um olhar apaixonado da terceira idade / Urban sociology between the modern and the ancient: preservation of built-up heritage above a passionate view of the third age

AutorSimone Aparecida Almeida, Rita de Cássia da Silva Oliveira
CargoPós-doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela (2011). Professora da Pós-Graduação em Educação ? Mestrado e Doutorado e do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Coordenadora da Universidade Aberta para a Terceira Idade da Universidade Estadual de Ponta Grossa- PR. E-mail: soliveira13@uol.com.br - ...
Páginas1200-1221
Revista de Direito da Cidade vol.07, nº 03. ISSN 2317-7721
DOI: 10.12957/rdc.2015.18842
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Revista de Direito da Cidade, vol.07, nº 03. ISSN 2317-7721 pp.1200-1221 1200
SO CI OL OG IA UR BA NA EN TR E O MO DERNO E O A NTI GO : P RES ER VA ÇÃ O D E
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Resumo
O objetivo deste artigo é realizar uma descrição sobre uma oficina pedagógica realizada para
participantes da Terceira Idade que frequentaram e frequentam a Universidade Aberta para Terceira
Idade da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR nos períodos que compreende 2012 a 2015. A
descrição do presente relato está relacionada à memória sobre a cidade e sua transformação ao longo
do tempo. O tema abordado foi Patrimônio histórico edificado relacionado à legislação de defesa da
cultura e da preservação dos referenciais da identidade coletiva urbana. Durante a oficina
apresentamos material midiático sobre as transformações de alguns patrimônios, a preservação ou
destruição dos mesmos. Observamos que as narrativas dos (as) participantes do programa são muito
ricas, e os (as) mesmos (as) ansiavam por dar voz as suas memórias, o que me levou a pesquisar sobre
este tema. A memória surge como um instrumento eficaz para fazer história, fazer ciência, colocar
indivíduos em contato com sua vida passada. A memória, na velhice, é um a construção de pessoas
agora envelhecidas que já trabalharam que vivenciaram algo em uma sociedade que se transforma. A
história oral como método de construção de memórias se faz necessário como recurso de pesquisa.
Palavras-chave: Sociologia urbana, Patrimônio histórico cultural, Memória da terceira idade.
Abstract
The goal of this article is to accomplish a description about a pedagogical course to the Third Age that
attended and attends the Open University for Third Age of Universidade Estadual de Po nta Grossa-PR
from 2012 to 2015. The description of this task is related to the memory about the city and its change
over time. The theme was Build-up Historical Heritage related to the protection laws of culture and
preservation of urban references of collective identity. During the course we presented media
materials about the changes of some heritages, its preservation or destruction. We noticed that the
narratives of participants were so rich and they wanted to show their memories and this situation
made me to search this theme. The memory arises like an effective instrument to make History,
Science, to put people in contact with their past. The memory, in the old age, is a construction of
people aged that worked in the society that changes itself. The oral history like a construction method
is necessary like search feature.
Keywords: Urban Sociology, Historical Cultural Heritage, Third Age Memory.
1 Pós-doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela (2011). Professora d a Pós-Graduação em
Educação Mestrado e Doutorado e do Departamento de Educação da Universidade Est adual de Ponta Grossa.
Coordenadora da Universidade Aberta para a Terceira Idade da Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR. E-
mail: soliveira13@uol.com.br
2 Doutoranda em Educação. E-mail: simoal29@yahoo.com.br
Revista de Direito da Cidade vol.07, nº 03. ISSN 2317-7721
DOI: 10.12957/rdc.2015.18842
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Revista de Direito da Cidade, vol.07, nº 03. ISSN 2317-7721 pp.1200-1221 1201
INT RO DU ÇÃ O
O Pr ograma UATI UEPG foi criada em 1992 com objetivo de trabalhar a educação
permanente. Já em 1994 foi criada a Universidade Continuada para Terceira Idade ( UCTI) com o
objetivo de acolher os idosos que participaram da UATI.
O objetivo desse programa é integrar a pessoa idosa na comunidade acadêmica, valorizando
seus saberes e sua importância na sociedade como elemento de afirmação de identidade e memória e
como forma de enriquecimento e valorização da vida.
A velhice não impede que os sujeitos, nessa fase elaborem projetos de vida na terceira idade e
que exponham com maior determinação suas vontades, libertando-os de valores tradicionais que lhes
foi cobrado durante boa parte de sua vida. A concepção de envelhecimento, de reclusão em seu
ambiente familiar está mudando, agora a terceira idade está inserida em espaços de educação
permanente no qual eles têm a liberdade de exporem suas lembranças e de sentirem-se valorizados.
Ao trabalharmos com a história dos sujeitos, como narrativas, ficam evidentes as lembranças
individuais entrelaçadas às memórias coletivas, e como parte da memória histórica que as
contextualiza.
A memória surge como um instrumento eficaz para fazer história, fazer ciência, colocar
indivíduos em contato com sua vida passada. A memória, na velhice, é uma construção de pessoas
agora envelhecidas que já trabalharam que vivenciaram algo em uma sociedade em constante
transformação.
A memória deve ser estudada no processo de sua construção pelos sujeitos sociais. O trabalho
de entendê-las é uma interpretação da produção do conhecimento trazida pela narrativa das
lembranças.
Walter Benjamin e Ecléa Bosi mostram que na raiz do significado da memória está a ideia do
conselho. A memória construída por indivíduos seria, assim, o conselho fundamentado na experiência
de vida.
Para Bosi (1994), a pessoa mais jovem ainda está absorvida nas lutas e contradições de um
presente que a solicita muito mais intensamente do que a de uma pessoa de idade. Considera-se a
memória de pessoas ou de grupos como referências históricas. São os próprios ciclos da vida que a
tornam dinâmica e atuante, possibilitando a relação do passado com o presente. É a história viva e
vivida que se renova através dos tempos.
Assim a presente discussão teórica tem como objetivo descrever a contribuição de alguns
autores que embasam a temática história, memória, na perspectiva da Sociologia Urbana.

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