A sustentabilidade social das práticas comerciais-laborais da indústria tecnológica dos videogames a partir do direito brasileiro

AutorFelipe da Veiga Dias e Luis Paulo Bressan Pasinato
CargoDoutor em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul Professor de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade Meridional E-mail: felipevdias@gmail.com; Mestrando em Direito pela Faculdade Meridional E-mail: luispaulo1919@gmail.com
Páginas176-191
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A SUSTENTABILIDADE SOCIAL DAS PRÁTICAS COMERCIAIS-LABORAIS DA INDÚSTRIA TECNOLÓGICA DOS
VIDEOGAMES A PARTIR DO DIREITO BRASILEIRO
SCIENTIA IURIS, Londrina, v. 25, n. 3, p. 176-191, nov. 2021. DOI: 10.5433/21788189.2021v25n3p176
*Doutor em Direito pela
Universidade de Santa Cruz do
Sul Professor de mestrado no
Programa de Pós-Graduação em
Direito da Faculdade Meridional
E-mail: felipevdias@gmail.com
**Mestrando em Direito pela
Faculdade Meridional E-mail:
luispaulo1919@gmail.com
A SUSTENTABILIDADE SOCIAL DAS PRÁTICAS
COMERCIAIS-LABORAIS DA INDÚSTRIA
TECNOLÓGICA DOS VIDEOGAMES A PARTIR DO
DIREITO BRASILEIRO
THE SOCIAL SUSTAINABILITY OF THE
COMMERCIAL AND LABOR PRACTICES OF THE
TECHNOLOGICAL INDUSTRY OF VIDEO GAMES
FROM BRAZILIAN LAW
Felipe da Veiga Dias*
Luis Paulo Bressan Pasinato**
Como citar: DIAS, Felipe da Veiga; PASINATO, Luis Paulo
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direito brasileiro. S I, Londrina, v. 25, n. 3, p. 176-
191, nov. 2021. DOI: 10.5433/21788189.2021v25n3p176. ISSN:
2178-8189.
Resumo: O presente artigo tratou de abordar a sustentabilidade
social de práticas comerciais-laborais envolvidas na produção
e distribuição de jogos eletrônicos e seus possíveis problemas
de ordem jurídica. Adota-se como problema: existem
possíveis problemas jurídicos decorrentes do crunchtime, das
microtransações e práticas correlatas nos jogos de videogame?
E quais são suas consequências? O objetivo da pesquisa foi
apurar os problemas jurídicos gerados por práticas comuns da
indústria de videogames, e se desdobrou em três itens, tratando
de contextualizar, averiguar e problematizar as práticas. Como
metodologia optou-se pelo método dedutivo, e técnica de
      
e como resultado apurou-se que existem problemas de ordem
consumerista, ao mesmo tempo que se reforça esse problema a
partir das práticas trabalhistas da indústria de jogos eletrônicos.
Palavras-chave: Microtransações. Crunchtime. Sustentabilidade
social.
Abstract: This paper adresses the social sustainability of
commercial-labor practices involved in the production and
distribution of electronic games and their possible legal
problems. The problem is: are there possible legal problems
arising from crunchtime, microtransactions and related practices
DOI: 10.5433/21788189.2021v25n3p176
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FELIPE DA VEIGA DIAS E LUIS PAULO BRESSAN PASINATO
SCIENTIA IURIS, Londrina, v. 25, n. 3, p. 176-191, nov. 2021. DOI: 10.5433/21788189.2021v25n3p176
in videogames? And what are their consequences? The objective
of the research was to investigate the legal problems generated
by common practices in the video game industry, and it was
divided into three items, trying to contextualize, investigate, and
problematize these practices. The deductive method was chosen
as our methodology, and the research technique of indirect
documentation, with bibliographic emphasis, and as a result it
was found that there are problems in consumerism, while this
problem is reinforced by labor practices of the video game
industry.
Keywords: Microtransactions. Crunchtime. Social sustainability

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