Testamento do Rábula

AutorPedro Paulo Filho
Ocupação do AutorFormado pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, foi o 1º presidente da 84ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil
Páginas141-143

Page 141

Cosme de Farias, nascido aos 2 de abril de 1875, em Salvador, faleceu em 15 de março de 1972, pouco antes de completar 97 anos.

Page 142

Anos antes, o dedicado advogado e amante da liberdade, deixou escritas as suas últimas vontades: "Caso o Governo do Estado, a Assembléia Legislativa da Bahia, a Prefeitura deste município ou a Câmara dos Vereadores de Salvador, queira, num gesto de fidalguia espiritual fazer o meu enterro, dispenso esta dedicada atitude.

Quero ser sepultado em cova rasa na Quinta dos Lázaros, sendo o meu caixão de 3ª classe, tendo por cima apenas um florzinha. Se algumas pessoas generosas quiserem oferecer-me coroas e capelas, peço-lhes, muito reconhecido, que apliquem o dinheiro destinado à compra das mesmas, em favor de casas pias, como, por exemplo, a Vila Vicentina, Instituto Alberto de Assis, antigo Instituto dos Cegos da Bahia, o Orfanato Ruth Aleixo, Abrigo Bom Pastor, Orfanato Conde Pereira Marinho e o Colégio de Órfãos de São Joaquim.

Faço questão que, ao descer meu corpo à terra fria, um corneteiro civil ou militar, dê o toque de silêncio, recebendo para esse fim, como gratidão, uma importância em dinheiro.

Oxalá que assim eu logre ter descanso na Eternidade. Escrevi e publiquei há tempos, a respeito, esta quadrinha: "Quando eu morrer, corneteiro / Alma piedosa e nova / tocai, por favor, silêncio / juntinho de minha cova".

Não deixo dinheiro para ninguém, porque morro limpo, financeiramente, e sem dever nada a ninguém. Deixo, apenas, a todos os meus amigos, camaradas e admiradores, homens e mulheres em geral, um apertado e afetuoso abraço de gratidão e Jesus que a tudo recompense e proteja.

Rogo aos distintos confrades da Liga Baiana...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT