Transdisciplinaridade na pesquisa jurídica

AutorMaria Francisca Carneiro
CargoDoutora em Direito
Páginas24-26

Page 24

1. A atualidade transdisciplinar do Direito

Gostaríamos de ressaltar a consolidação, ao longo destes últimos dez anos, da transdisciplinaridade e da complexidade no âmbito da investigação metódica do Direito - uma tendência já há um bom tempo preconizada que, com efeito, tem sido levada a cabo.

A transdisciplinaridade e a complexidade, na pesquisa jurídica, mais que uma consequência das transformações da sociedade e da ciência, significam alteração do método. O enfoque transdisciplinar e o pensamento complexo implicam um talhe renovado das temáticas, então chamadas "transversais", em eixos reestruturados do conhecimento. Para isso, é preciso antes chegar a um acordo sobre essa reestruturação dos temas, o que caberá a cada estudioso realizar em consonância com o entendimento do professor-orientador da pesquisa. Os temas ditos "transversais" delimitam diferentes campos de observação, capazes de permitir uma avaliaçãoPage 25 adequada, bem como a descrição satisfatória dos conceitos e elementos que o compõem. Todavia, em face da complexidade, faz-se necessária a integração dos temas transversais, onde as partes relacionam-se entre si e para com o todo, como em uma teia aberta. Não há possibilidade de se trabalhar sistemas fechados, aplicando-se a transdisciplinaridade e a complexidade ao método do Direito.

Esse processo requer uma atualização e revisão constante dos conhecimentos adquiridos pelo pesquisador. Uma das falhas mais comuns é que, ao tentar a transversalidade temática - e, por conseguinte, a complexidade e a transdisciplinaridade no Direito - carece o estudo de profundidade ou, se o faz, tende ao isolamento dos eixos reestruturados do conhecimento. Aprofundar e, ao mesmo tempo, transdisciplinar um saber é também questão de método e não apenas de sistematização, enquanto organização das ideias.

Para tanto, é necessário levar em conta o modo como ocorrem as interfaces, por analogia, no âmbito das culturas, dos nichos sociais e dos diversos microssistemas. Aí poder-se-à observar as endoadaptações e as exoadapatções, considerando-se que adaptação, em termos culturais, remonta à ideia de evolução. Para a reestruturação do conhecimento, tomando-se por base a transversalidade dos elementos, de fato, as faces que...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT