Uma análise da ascensão do uso da tecnologia na educação na china: o maior berço de edtechs do mundo

AutorMaria Luisa Rocha Malta
Páginas185-232
UMA ANÁLISE DA ASCENSÃO DO USO DA TECNOLOGIA
NA EDUCAÇÃO NA CHINA: O MAIOR BERÇO DE EDTECHS
DO MUNDO
MARIA LUISA ROCHA MALTA
Resumo
O presente artigo visa, primeiramente, demonstrar como a imersão tec-
nológica tem transformado o mundo, sobretudo os processos de apren-
dizagem, os quais estão sendo impulsionados pela atuação das edtechs
startups que criam e desenvolvem tecnologias para serem aplicadas na
educação. O objetivo é analisar quais são os potenciais riscos para a for-
mação dos indivíduos e para a sociedade como um todo permitir a con-
centração destes poderes nas mãos dessas plataformas. Para isso, bus-
cará identificar quais são os tipos de tecnologias produzidas por essas
empresas, como elas estão sendo aplicadas e o porquê da China ser o país
onde mais nascem edtechs no mundo. De modo que, será abordado os
motivos do sucesso dessas startups em território chinês, que vão desde
suas influências milenares confucionistas para elucidar em que medida a
cultura de valorização da educação é diferente do ocidente, ainda com
todos esses fatores: o apoio do governo, regulação, a escala demográfica,
o Plano de Desenvolvimento Chinês com foco na educação, os grandes
investimentos dos pais na educação de seus filhos estão diretamente rela-
cionados com a criação de um mercado perfeito para essas startups. Dian-
te deste cenário, examinará como tem sido o uso de tecnologia dentro
das salas de aulas chinesas e com isso, considerando que conhecimento é
poder, pretende-se discorrer sobre os riscos que engloba o uso de dados
como matéria-prima, no sentido de potencializar a ameaça a promoção de
uma educação dominadora. Tratará de verificar o que a China tem feito
para mitigar os riscos que envolvem o tema, para isso, será analisado as
novas regulações chinesas no tocante de proteção de dados, regulação
algorítmica, o advento do Novo Código Civil Chinês e as do setor da edu-
cação, tanto a que regulam a atuação das empresas de tutoria privadas
em seu território quanto as que aliviam a pressão das crianças no seu pro-
cesso escolar. Por fim, será demonstrado quais os impactos deste novo
aparato regulatório e normativo na China e quais são as aspirações para o
futuro da educação global, a partir da análise do caso chinês.
COLEÇÃO JOVEM JURISTA 2022
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Palavras-chave
Edtechs; Educação; Tecnologia; China; Inteligência Artificial; Desenvolvi-
mento; Regulação; Dados; Conhecimento; 4a Revolução Industrial.
Abstract
This article aims, firstly, to demonstrate how technological immersion is
transforming the world, especially in the scope of the learning proces-
ses, which are being driven by the edtechs – educational technology. The
objective is to analyze what are the potential risks for the formation of
individuals and for society as a whole allowing the concentration of these
powers in the hands of these platforms. For this, it will seek to identify the
types of technologies produced by these companies, how they are being
applied and why China is the country where the most edtechs are born.
The reasons for the success of these startups in Chinese territory will be
addressed, ranging from their millenary Confucianism influences to eluci-
date the extent to which the culture of valuing education is different from
the West, even as with all these factors: government support, regulation,
the demographic scale, the Chinese Development Plan with a focus on
education, parents’ large investments in their children’s education are di-
rectly related to creating a perfect market for these startups. Given this
scenario, it will examine how technology has been used in Chinese class-
rooms and, considering that knowledge is power, it is intended to discuss
the risks involved in using data as raw material, in order to leverage the
threat to the promotion of a dominant education. It will try to verify what
China has done to mitigate the risks involved in the topic, for this, the
new Chinese regulations regarding data protection, algorithmic regula-
tion, the advent of the New Chinese Civil Code and those in the education
sector will be analyzed: the one that regulates the performance of private
tutoring companies in its territory and the one that alleviate the pressure
of children in their school process. Finally, it will be demonstrated the
impacts of this new regulatory and normative apparatus in China and
what are the aspirations for the future of global education, based on the
analysis of the Chinese case.
Keywords
Edtechs; Education; Technology; China; Artificial intelligence; Develop-
ment; Regulation; Data; Knowledge; 4th Industrial Revolution.
UMA ANÁLISE DA ASCENSÃO DO USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO NA CHINA:
O MAIOR BERÇO DE EDTECHS DO MUNDO
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“Imagine all the people
Livin’ for today
Imagine there’s no countries
It isn’t hard to do
Nothing to kill or die for
And no religion, too
Imagine all the people
Livin’ life in Peace
Imagine no possessions
I wonder if you can
No need for greed or hunger
A brotherhood of man
Imagine all the people
Sharing all the world
You may say I’m a dreamer
But I’m not the only one
I hope someday you’ll join us
And the world will live as one”
– “Imagine”, John Lennon
1. INTRODUÇÃO
O uso da tecnologia na educação é uma realidade e o mundo todo está
passando pelo momento de transformação digital em conjunto, principal-
mente durante a pandemia, quando as salas de aulas passaram a ser telas
de computadores e celulares. De maneira que, a tendência global é que
o uso de tecnologia esteja cada vez mais presente na realidade da edu-
cação, sendo inegável o extenso conjunto de benefícios que ela traz. No
entanto, o que diferencia o remédio do veneno é a dose,1 igualmente a tec-
nologia, seu uso tem potencial de ser um grande aliado ou o pior inimigo.
Diante dessa nova era digital e dos desafios que ela revela, a educação
tem se remodelado na tentativa de acompanhar essas intensas transforma-
ções. E é nesse cenário, pré 4a revolução industrial de ascensão da inteli-
gência artificial, alinhado a pandemia do Covid-19, que as edtechs – startups
de educação –, começam a ganhar ainda mais protagonismo. Em resumo, o
trabalho desenvolvido por essas startups baseia-se em uma enorme quan-
tidade de dados coletados e processados que além de traçarem o perfil de
cada usuário, também determinam o quê, como e por onde ele deve apren-
der, em outras palavras, delega-se a tomada de decisão para sistemas auto-
matizados, que frequentemente estão sem nenhuma supervisão humana.
1 Paracelso – Médico e físico do século XVI.

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