Universidade e combate ao lixo do mar

AutorLiane Cavalcante Araujo, Mônica Mota Tassigny
CargoDoutora em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2016-2020)/Graduação em Educação (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1994)
Páginas1255-1275
1255
Rev. Dir. Cid., Rio de Janeiro, Vol. 14, N.02., 2022, p. 1255 -1275.
Liane Cavalcante Araujo e Mônica Mota Tassigny
DOI: 10.12957/rdc.2022.48463| ISSN 2317-7721
UNIVERSIDADE E COMBATE AO LIXO DO MAR
University and Combating Marine Debris
Liane Cavalcante Araujo
Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Fortaleza, CE, Brasil
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4043710804079876 ORCID:http://orcid.org/0000 -0003-3428-522X
E-mail:lianemariaadv@gmail.com
Mônica Mota Tassigny
Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Fortaleza, CE, Brasil
Lattes:http://lattes.cnpq.br/4109325305631925 ORCID: http://orcid.org/0000 -0001-9483-0547
E-mail:monica.tass@gmail.com
Trabalho enviado em 14 de fevereiro de 2020 e aceito em 12 de maio de 2020
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1256
Rev. Dir. Cid., Rio de Janeiro, Vol. 14, N.02., 2022, p. 1255 -1275.
Liane Cavalcante Araujo e Mônica Mota Tassigny
DOI: 10.12957/rdc.2022.48463| ISSN 2317-7721
RESUMO
A Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, e o Plano Nacional de Combate ao Lixo do Mar,
atribuem às Universidades brasileiras o planejamento e execução de programas permanentes de
educação ambiental formal e não-formal. Assim, propõe-se analisar o Projeto Praia Linda, Praia Limpa,
da Universidade de Fortaleza, enquanto prática educativa ambiental não-formal, capaz de promover
a solidariedade e a consciência ecológica dos estudantes. Observa-se que o projeto em questão deve
ser classificado como uma atividade extensionista, de educação ambiental não-formal que alcança
alunos, professores, colaboradores e a própria sociedade civil como um todo. Trata-se de pesquisa
teórica, exploratória, qualitativa, bibliográfica e documental.
Palavras-chave: Agenda 2030. Plano Nacional de Combate ao Lixo do Mar. Universidade. Cooperação.
Governança para a Sustentabilidade.
ABSTRACT
The 2030 Agenda, of the United Nations, and the National Plan to Combat the Garbage of the Sea,
determine that Brazilian Universities must plan and execute permanent programs of formal and non-
formal environmental education. Through this study, the Praia Linda, Praia Limpa Project, from the
University of Fortaleza, is analyzed as a non-formal environmental educational practice, focused on
solidarity and ecological awareness. It is observed that this project must be classified as an extension
activity of non-formal environmental education that strengthen students, teachers, collaborators and
the civil society in collaborative partnership. This research is theoretical, exploratory, qualitative,
bibliographic and documentary.
Keywords: Agenda 2030. National Plan for Combating Sea Waste. University. Cooperation.
Governance for Sustainability.
INTRODUÇÃO
A natureza pode ser compreendida como fonte da produção e reprodução econômica humana
de um lado, ou como fator de bem estar, de outro. Seja qual for a acepção adotada, o homem deve
encarar uma cirscunstância: há uma limitação desses anseios pelo caráter finito do planeta Terra.
Nessa linha, cumpre analisar o meio ambiente, que encontra sentido na relação social com a natureza.
A expressão “meio ambiente” decorre do próprio homem e está a ele conectada, sem que a situação
inversa se verifique.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT