Ânimo, vamos nos, mandatório, há que

AutorMaria Tereza de Queiroz Piacentini
CargoLicenciada em Letras e mestra em Educação pela UFSC
Páginas82-82

Page 82

O que significa: mantém a isenção de ânimo, com isenção de ânimo. Obrigado, Alex.

Esta é uma expressão muito usada na área jurídica. Por exemplo, a pessoa deve ter isenção de ânimo para depor na Justiça. A palavra ânimo aqui não tem o sentido de “coragem, vontade, humor ou temperamento”, mas sim de “espírito”, ou seja a pessoa deve ter espírito isento, imparcial, neutro. Então, manter a isenção de ânimo é agir com imparcialidade, desapaixonadamente, sem preconceito ou prevenção em relação a alguém. É ter independência moral para agir de acordo com sua consciência.

Minha dúvida está em relação à forma correta da seguinte frase: Vamos relaxar e NOS divertir ou Vamos relaxar e SE divertir. Marcos Oliveira

Na língua culta, deve haver uma correspondência entre o pronome reto (o sujeito) e o pronome oblíquo: eu > me, tu > te, ele/ela/você > se, nós > nos, eles/elas/vocês > se.

Como o sujeito da sua frase é a primeira pessoa do plural, ainda que “nós” não esteja explícito, você deve usar o pronome nos:
– Vamos nos divertir.
– Vamos relaxar e nos divertir.

Na linguagem vulgar há uma tendência ao uso do se com qualquer pessoa (*vamos se arranjar, *tu vais se acabar), mas o correto pela norma padrão é falar assim:
– Eu me diverti! Sempre me arranjo.
– Nós nos mudamos. Vamos nos mandar pra Bahia!
– Desse jeito tu te acabas...

Em muitas empresas estamos assistindo ao uso de "mandatório" com o sentido de obrigatório. Isto é correto? Fabio

Embora não se encontre a palavra mandatório nos dicionários Aurélio e Houaiss, ela já...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT