Agentes biológicos

AutorTuffi Messias Saliba
Ocupação do AutorEngenheiro Mecânico
Páginas251-256

Page 251

1 - Considerações gerais

Segundo a NR-09, consideram-se agentes biológicos: as bactérias, os fungos, os bacilos, os parasitas, os protozoários, os vírus e outros. Nos ambientes de trabalho, a exposição ocupacional a esses agentes pode ocorrer em hospitais, laboratórios, estábulos, gabinetes de autópsias, coleta de lixo, entre outros.

Os contaminantes de origem biológica veiculados pelo ar incluem bioaerossóis (partículas veiculadas pelo ar compostas de organismos vivos ou deles derivados) e compostos orgânicos voláteis liberados por esses organismos. Os bioaerossóis incluem micro-organismos (dos quais é possível fazer cultura ou não e organismos mortos) e fragmentos, toxinas e resíduos particulados de todo o tipo de seres vivos. Os contaminantes de origem biológica são largamente dispersos na natureza e podem ser modificados pela atividade humana. O ser humano está repetidamente exposto, dia após dia, a uma grande variedade desses materiais22.

2 - Limites de tolerância

A ACGIH recomenda limites de tolerância para certas substâncias de origem biológica tais como: celulose, alguns tipos de poeira de madeira, algodão, grãos, nicotina, piretroides, sacarose, óleo vegetal, compostos produzidos por organismos vivos, como a amônia, o óxido de carbono, o gás sulfídrico. Contudo, para a maioria das substâncias de origem biológica, não há limite algum desse agente no ar.

A ACGIH desenvolveu e publicou, à parte, um guia de orientação para avaliação, controle, remediação e prevenção de contaminação de origem biológica em ambientes internos. A contaminação biológica interna é definida como a presença de: a) aerossóis, gases e vapores de origem biológica em espécie e concentrações que provavelmente causam doenças ou predispõem seres humanos a elas; b) concentrações inadequadas de bioaerossóis

Page 252

externos, especialmente em edifícios projetados para impedir sua entrada; ou c) micro-organismos internos em crescimento e restos de cepas de contaminantes biológicos que podem ser potencialmente dispersos e aos quais as pessoas podem ficar expostas. O termo “agente biológico” refere-se à substância de origem biológica capaz de produzir um efeito adverso, por exemplo: uma infecção ou uma hipersensibilidade, irritação, inflamação ou outra alteração na saúde.

No Brasil, as normas técnicas pertinentes também não estabelecem limites para exposição ocupacional...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT