Apresentação

AutorLeda Maria Messias da Silva - Muriana Carrilho Bernardineli
Páginas7-7

Page 7

A dignidade da pessoa humana tem sido objeto de discussões em inúmeras esferas do cotidiano do homem, não se podendo deixar de mencioná-la no meio ambiente de trabalho, considerando seu caráter fundamental. Portanto, trata-se de tema de indubitável importância social. Assim, as coordenadoras da obra, Leda Maria Messias da Silva e Muriana Carrilho Bernardineli, pesquisadoras e docentes desta área de pesquisa, sendo a primeira pesquisadora junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientíico e Tecnológico (CNPQ/UEM/UNICESUMAR) e ambas do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação(ICETI/UNICESUMAR), agradecem a todos os autores que, gentilmente, cederam as suas pesquisas para o ito de contribuir com este livro.

As questões relativas ao meio ambiente de trabalho afetam toda a sociedade e não podem ser analisadas de forma pontual sem qualquer relação com o meio ambiente como um todo, pois suas consequências são nefastas a todo seio social, e, portanto, devem ser objeto de constante apreciação, com o intuito de obter melhorias.

Nesta feita, a presente obra direciona seus estudos a temáticas relevantes do meio ambiente laboral digno, apresentando seus relexos nas relações humanas estabelecidas.

Partindo-se do pressuposto de que na área do Direito a mutabilidade sempre foi assente, conforme as necessidades humanas de cada época veriica-se que a sociedade e, consequentemente, o Direito, ainda não despendem o devido cuidado com algumas questões de suma importância como a escravidão, terceirização, direitos da personalidade, assédio moral, diversidade e inclusão no trabalho.

Claramente inúmeros direitos já foram conquistados, inclusive em âmbito trabalhista, mas nem sempre são efetivados, de modo que no atual modelo societário veriica-se um retrocesso quanto a direitos positivados, em que na busca pela...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT