Breve Histórico e Alguns Princípios do Espiritismo: estudos, crônicas e artigos diversos de autores encarnados e desencarnados

Páginas107-134
107
Código de Direito Natural Espírita
A Declaração dos Direitos do Homem, proclamado pela Organização
das Nações Unidas, a 10 de dezembro de 1948, exerce tremenda pressão,
sobretudo inibitória e modificativa, na política interna dos países, inclusive
nos atrasados e nos totalitários da esquerda e da direita  sobretudo através
dos movimentos da opinião pública interna e mundial.
Mas ainda o mais eloquente é o que vem ocorrendo no mundo da
Natureza animada e inanimada. Direito Natural é algo que diz respeito à
natureza humana. Ora, é nas fronteiras entre esta natureza e aquelas que
vem sendo trabalhado, e trabalhando, um desdobramento novo do Direito
Natural. A causa do fenômeno é o conjunto de problemas, extremamente
graves, senão trágicos, que a superindustrialização, a superpopulação, o
consumismo, a urbanização estão trazendo para o trato com a natureza
animada e inanimada, e seus reflexos sobre a natureza humana, inclusive
quanto à sua existência e sobrevivência. De modo geral, são os problemas
reunidos sob as rubricas da Poluição, do Equilíbrio Ecológico etc. Dir-se-ia
que tão natural é o Direito, que a mãe Natureza animada e inanimada o
está invadindo e solicitando.
Dada a extrema complexidade dos problemas, os Direitos Positivos
dos países estão em atraso na disciplinação do assunto. Sob a invocação
dos Direitos Naturais é que os povos afetados estão buscando resolvê-los.
E é curioso de notar que os Poderes Executivos e Judiciários estão a atuar,
mesmo na falta de leis positivas, invocando os direitos naturais fundamentais
das populações. Eis uma para-eficácia, que certos autores pensam que em
breve, fatalmente, com a intensificação e a universalização do fenômeno,
afetará a base e a estrutura da civilização e da cultura  o que exigirá a ação
de uma nova concepção de vida, a qual sempre se faz acompanhar de um
Direito supra-eficaz, ou megaeficaz. (Idem, idem, págs.207-211).
II  BREVE HISTÓRICO E ALGUNS PRINCÍPIOS DO
ESPIRITISMO
(Fragmentos e artigos de diversos autores
encarnados e desencarnados)
1  ALLAN KARDEC  TRAÇOS BIOGRÁFICOS  (Revista
Espírita, maio/1869  Editora Edicel,SP., traduzida por Júlio Abreu Filho)
(...) Nascido em Lyon, a 3 de outubro de 1804, de uma antiga família
que se distinguia na magistratura e na tribuna jurídica, o sr. Allan Kardec
(Léon-Hippolithe-Denizart Rivail) não seguiu esta carreira. Desde a primeira
juventude sentia-se atraído para o estudo das Ciências e da Filosofia.
José Fleurí Queiroz
108
Educado na Escola de Pestalozzi, em Yverdun, Suiça, tornou-se um dos
mais eminentes discípulos do célebre professor e um dos propagadores
zelosos de seu sistema de educação, que exerceu uma grande influência
sobre a reforma dos estudos na Alemanha e na França. Dotado de uma
inteligência notável e atraído para o ensino por seu caráter e suas aptidões
especiais, desde a idade de quatorze anos ensinava o que sabia aos seus
discípulos que tinham aprendido menos que ele. Nesta escola se
desenvolveram as idéias que, mais tarde, deveriam colocá-lo na classe dos
homens avançados e dos livre-pensadores.
Nascido na religião católica, mas educado em país protestante, os
atos de intolerância que a propósito teve de sofrer, desde cedo o fizeram
conceber a ideia de uma reforma religiosa, na qual trabalhou em silêncio
durante longos anos, com o pensamento de chegar a uma unificação de
crenças; mas lhe faltava o elemento indispensável à solução deste grande
problema. Mais tarde o Espiritismo lhe veio fornecer esse elemento e
imprimir uma direção especial aos seus trabalhos. Terminados os estudos,
voltou para a França. Dominando a fundo a língua alemã, traduziu para a
Alemanha diversas obras de educação e de moral e, o que é característico,
as obras de Fénelon, que o haviam seduzido particularmente. Era membro
de várias sociedades científicas, entre outras, da Academia Real de Arras
que, em seu concurso de 1831, o laureou por uma memória notável sobre
esta questão: Qual o sistema de estudos mais em harmonia com as
necessidades da época?
De 1835 a 1840, em seu domicílio, à rua de Sévres, fundou cursos
gratuítos de Química, Física, Anatomia Comparada, Astronomia, etc.;
empreendimento digno de elogios em todos os tempos, mas sobretudo
numa época em que um pequenissimo número de inteligências se
aventurava a entrar por esse caminho. Constantemente preocupado em
tornar atraentes e interessantes os sistemas de educação, inventou, ao
mesmo tempo, um método engenhoso para ensinar a contar e um quadro
menemônico da História da França, tendo por objetivo fixar na memória
as datas dos acontecimentos notáveis e das grandes descobertas que
ilustraram cada reinado. Entre as suas numerosas obras de educação,
citaremos as seguintes: Plano proposto para o melhoramento da instrução
pública (1828); Curso prático e teórico de Aritmética, segundo o método
de Pestalozzi, para uso dos professores e mães de família (1829); Gramática
Francesa Clássica (1831); Manual dos exames para o título de capacidade;
Soluções raciocinadas das questões e problemas de Aritmética e de
Geometria (1846); Catecismo gramatical da Língua Francesa (1848);
Programa dos cursos de Química, Física, Astronomia, Fisiologia, que
professava no Liceu Polimático; Ditados normais dos exames da Prefeitura
e da Sorbonne, acompanhados de Ditados especiais sobre as dificuldades

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT