Conclusões e recomendações

AutorSimone Feigelson Deutsch
Páginas269-270

Page 269

quitetônico para os usuários da unidade, compondo dessa forma seu projeto de interior.

Essa textura foi pintada exatamente na mesma cor da fachada principal da edificação, não sendo percebida no contexto.

De qualquer forma, a colocação da textura gerou polêmica e ação pericial.

A colocação desse elemento decorativo afastado 5 metros da face da fachada principal ocasiona modificação de fachada?

CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES:

São consideradas fachadas as faces de um imóvel. Existem as fachadas: frontal, laterais, de fundos e internas, normalmente as fachadas laterais são denominadas empenas.

O elemento arquitetônico representa os elementos construtivos de uma edificação. Nas fachadas, todos os elementos inseridos nas faces podem ser considerados elementos arquitetônicos, tais como: esquadrias; pilares; beirais; ornatos; vidros; pérgulas; telhados; coberturas entre outros.

Os elementos arquitetônicos inseridos ou retirados das fachadas podem gerar alterações interferindo na uniformidade e na harmonia. No estudo do impacto das modificações de fachada, é importante se diferenciar os conceitos de uniformidade e harmonia, pois muitas vezes nas análises dos diversos casos, os conceitos se confundem gerando conclusões precipitadas que podem prejudicar as partes.

Não há uma forma de se generalizar os casos de modificações de fachada. Cada caso deverá ser analisado cautelosamente, considerando a legislação vigente, as convenções condominiais, os impactos de vizinhança.

O perito deverá analisar os impactos gerados pelas modificações eventualmente realizadas, analisando o contexto como um

Page 270

todo, verificando se houve uma quebra de harmonia do conjunto e se as modificações estão ou não ocasionando problemas na edificação.

BIBLIOGRAFIA

· Código de Obras do Município do Rio de Janeiro.

· Feigelson Deutsch...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT