Da inspeção predial

AutorSimone Feigelson Deutsch
Páginas167-171

Page 167

A Norma de desempenho - NBR 15.575 define como inspeção predial de uso e manutenção a "verificação, através de metodologia técnica, das condições de uso e de manutenção preventiva e corretiva da edificação".

A falta de inspeção, e consequentemente de manutenção, geram graves problemas nas edificações, que vão se tornando obsoletas gerando deficiências construtivas e patologias generalizadas. O descaso e desconhecimento da importância da elaboração de uma inspeção predial na edificação tornam os reparos identificados muito mais trabalhosos e onerosos.

A NBR 15.575, que entrou em vigor em julho de 2013, se aplica a edificações habitacionais (residenciais) com qualquer número de pavimentos. Tem como foco o comportamento da edificação em uso e de seus sistemas construtivos.

Como Sistemas Construtivos o Guia CBIC define:

"Maior parte funcional do edifício. Conjunto de elementos e componentes destinados a atender uma macrofunção que o define (por exemplo, fundação, estrutura, pisos, vedações verticais, instalações hidrossanitárias, cobertura)."

Page 168

A Norma de desempenho estabelece os requisitos e critérios mínimos para o correto funcionamento das edificações.

Como desempenho, na NBR 15.575, tem-se a seguinte definição: "comportamento em uso de um edifício e de seus sistemas" e como especificações de desempenho:

Conjunto de requisitos e critérios de desempenho estabelecido para o edifício ou seus sistemas. As especificações de desempenho são uma expressão das funções exigidas do edifício ou de seus sistemas e que correspondem a um uso claramente definido.

Além do desempenho estrutural, que está diretamente relacionado à segurança da edificação e deve ser estudado nas diver-sas normas relacionadas, tais como NBR 6.118 e NBR 6.122 para estruturas em concreto, NBR 7.190 para estruturas em madeira, NBR 8800 para estruturas em aço, NBR 10.837 para alvenaria estrutural de blocos vazados de concreto, entre outras, também deve ser previsto o desempenho térmico, acústico e lumínico.

A NBR 15.575 se subdivide em 6 partes:

Parte 1: Requisitos gerais

Parte 2: Requisitos para os sistemas estruturais

Parte 3: Requisitos para os sistemas de pisos

Parte 4: Requisitos para os sistemas de vedações verticais inter-nas e externas

Parte 5: Requisitos para os sistemas de coberturas

Parte 6: Requisitos para os sistemas hidrossanitários

Cada parte da norma foi organizada por elementos da construção, percorrendo uma sequência de exigências relativas à...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT