Direitos culturais e obras artísticas: interseções!

AutorAllan Rocha de Souza
Páginas597-606
DIREITOS CULTURAIS
E OBRAS ARTÍSTICAS: INTERSEÇÕES!
Allan Rocha de Souza
Sumário: 1. Introdução – 2. Cultura e a formação da pessoa – 3. Qual o conteúdo dos direitos culturais?
– 4. Direitos autorais e acesso à cultura – 5. Considerações nais.
1. INTRODUÇÃO
Gentil, atenciosa, dedicada, paciente, perspicaz e exigente são apenas algumas de
suas qualidades como pessoa e orientadora. O universo acadêmico de pesquisa impõe
inúmeros desaos ao pesquisador, principalmente no processo de construção de uma
tese ou dissertação. Infelizmente, um número incrivelmente amplo de professores que
se propõem a ser orientadores é, na melhor das hipóteses, omisso e desinteressado,
quando não agrantemente inaptos. No entanto o papel de orientação – quando bem
exercido, é fundamental para a qualidade do trabalho nal e principalmente para o
crescimento intelectual do aluno. Neste cenário, ser orientando da Professora Heloisa
Helena Barbosa é um privilégio para poucos. Tive a sorte de ter sido um destes poucos.
Mas mais que uma orientadora excepcional, ganhei, ao nal, uma amiga inigualável, a
quem muito admiro, em quem me espelho e que amo muito!
As relações entre cultura e direito são demasiadamente amplas para que seja possível
extenuá-las neste trabalho. Merecem, dentre estas relações, ser destacadas as inuências
culturais na formação, aplicação, interpretação e efetividade das normas jurídicas. Por
outro lado, a historicamente recente apropriação legal do elemento cultural como objeto
do próprio direito é outra faceta destas relações, cuja concretização jurídica acaba por
assegurar aos indivíduos e grupos a possibilidade de exigir judicialmente a participação,
respeito e liberdade culturais.
Os objetivos da tese1 foram investigar a cultura como objeto do direito e propor
um entendimento a respeito dos direitos culturais, além de analisar seus efeitos sobre a
extensão dos direitos patrimoniais das obras protegidas por direitos autorais, a partir da
análise da possibilidade da exibição pública do lme cinematográco, sem necessidade
de autorização prévia ou remuneração ao titular.
Apresentamos aqui, na forma de ensaio, uma síntese apertada da tese, que, entre-
tanto, busca reetir seu núcleo principal de reexão e análise, a construção deste direito,
1. SOUZA, Allan Rocha. Os direitos culturais e as obras audiovisuais cinematográcas: entre a proteção e o acesso.
Tese de Doutorado. Disponível em: https://onda.org.br/resources/2010_Allan%20R%20SOUZA_Dout.pdf.
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