A educação ambiental e o novo conceito de fake green

AutorAndé Ricardo Fonseca da Silva, André Luiz Cordeiro Alves
CargoProfessor Permanente do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Direito do Centro Universitário de João Pessoa (João Pessoa-PB, Brasil). Professor Adjunto da Graduação do Centro Universitário de João Pessoa (João Pessoa-PB, Brasil). Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Mestre em Direito...
Páginas185-207
Rev. Direito Econ. Socioambiental, Curitiba, v. 10, n. 2, p. 185-207, maio/ag o. 2019
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ISSN 2179-8214
Licenciado sob uma Licença Creative Commons
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Revista de
Direito Econômico e
Socioambiental
doi: 10.7213/rev.dir.econ.soc.v10i2.23739
A educação ambiental e o novo conceito
de fake green
Environmental education and the
new fake green concept
André Ricardo Fonseca da Silva*
Centro Universitário de João Pessoa (Brasil)
professor.andrefonseca@gmail.com
André Luiz Cord eiro Alves**
Centro Universitário de João Pessoa (Brasil)
andrealvesibama@gmail.com
Recebido: 11/04/2018 Aprovado: 10/04/2019
Received: 04/11/2018 Approved: 04/10/2019
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* Professor Permanente do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Direito do Centro
Universitário de João Pessoa (João Pessoa-PB, Brasil). Pr ofessor Adjunto da Graduação do Centro
Universitário de João P essoa (João Pessoa-PB, Brasil ). Doutor em Políticas Públi cas e Formaç ão Humana
pela Univ ersidade Est adual do Rio de Janeiro. Mest re em Direito pela Universida de Federal da Paraíba .
Graduado em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa. Editor Chefe da Revista Direito e
Desenvolviment o do Progr ama de Pós-graduação em Direito do Centro Universitário de João Pessoa. E-
mail: profess or.andrefons eca@gmail.com
** Graduado em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (João Pessoa-PB, Brasil). Servidor
Público Feder al do Instituto Brasileir o do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. E-mail:
andrealvesibama@gmail.com
Como citar este artigo/How to cite this article: SILVA, André Ricardo Fonseca da; ALVES; André Luiz
Cordeiro. A educação ambiental e o novo conceito de fake green. Revista de Direito Econômico e
Socioambiental, Curitiba, v. 10, n. 2, p. 18 5-207, maio/ago. 2 019. doi :
10.7213/rev.dir.econ.soc.v10i2.23739.
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SILVA, A. R. F.; ALVES, A. L. C.
Rev. Direito Econ. Socioambiental, Curitiba, v. 10, n. 2, p. 185-207, maio/ago. 2019
Resumo
O presente trabalho apresenta uma análise da crise ambiental atual, com enfoque na
importância da construção de uma racionalidade ambiental, baseada no pensamento de
Enrique Leff Zimmerman, Doutor em Economia do Desenvolvimento, que defende a
transdisciplinaridade para construção epistemológica ambiental capaz de criar uma gestão
verdadeiramente sustentável dos recursos naturais. A metodologia adotada f oi à pesqui sa
qualitativa. Utilizou-se também o método de abordagem dedutivo, partindo-se de temas
gerais, como meio ambiente e sustentabilidade. Já no que diz respeito à técnica da pesquisa,
foi empregado o procedimento técnico de pesquisa bibliográfica. E con cluiu-se pela
relativização do conceito de Desenvolvimento Sustentável, criando uma antítese a esse
termo: o Fake Gree n, que aborda os malefícios silenciosos gerados pela precariedade desse
modelo incompatível com realidade atual de degradação ao meio ambie nte, num cenário
forjado, retroalimentando um sistema produtivo predatório; tendo como resultado, um
percentual ínfimo de contratos com a administração pública que adotam critérios de
sustentabilidade e, na esfera privada, a perpetuação de relatórios ambientais de grandes
empresas que estão em desacordo com a realidade do impacto ambiental em toda sua
cadeia produtiva; se ndo a educação ambiental o único instrumento eficaz para o combate
ao Fake Green.
Palavras-chave: meio ambiente; sustentabilidade; desenvolvimento sustentável; fake green;
Greenwashing.
Abstract
This paper presents an analysis of the current environmental crisis, focusing on the
importance of building an environmental rationality, based on the thinking of Enrique Leff
Zimmerman, PhD in Development Economics, who advocates transdisciplinarity for
environmental epistemological construction capable of truly managing sustainable use o f
natural resources. The methodology adopted was qualitative research. The deductive
approach was also used, start ing from g eneral themes, such as environmen t and
sustainability. As far as the research technique was concerned, the technical procedure of
bibliographic research was used. And it was concluded by relativizing the concept of
Sustainable Development, creating an antithesis to this term: Fake Green, which addresses
the silent harm generated by the precariousness of this model incompatible with the current
reality of degradation to the environment, in a forged scenario, predatory production,
exemplified through greenwashing; with environmental education being the only effective
instrument for combating Fake Green.
Keywords: environment ; susta inabili ty; susta inable developm ent; fak e green ; Greenwa shing.

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