Educação do futuro no presente: os sete saberes de Edgar Morin na Agenda 2030 da ONU e o direito ao desenvolvimento

AutorElouise Mileni Stecanella / Giovanni Olsson
CargoBacharel em Direito pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Pós-Graduada em Direito Civil e Empresarial pelo Damásio Educacional, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito, Cidadania e Atores Internacionais pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Professora de direito da Universidade Paranaense...
Páginas138-149
138
Elouise Mileni Stecanella • Giovanni Olsson
Direito e Desenvolvimento, João Pessoa, v. 12, n. 2, p. 137-149, jul./dez. 2021.
EDUCAÇÃO DO FUTURO NO PRESENTE: OS SETE SABERES DE
EDGAR MORIN NA AGENDA 2030 DA ONU E O DIREITO AO
DESENVOLVIMENTO
EDUCATION OF THE FUTURE IN THE PRESENT: THE SEVEN
KNOWLEDGES OF EDGAR MORIN IN THE UN 2030 AGENDA AND
THE RIGHT TO DEVELOPMENT
Elouise Mileni Stecanella1
Giovanni Olsson2
RESUMO:
Com o advento da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), muitos Estados têm
buscado agir de forma ousada e transformadora, trilhando um caminho sustentável e resiliente
em vários aspectos, a m de melhorar a qualidade de vida das pessoas no planeta. Sob o prisma
de seu conteúdo, a Agenda 2030 da ONU encampa uma multiplicidade de assuntos, inclusive o
educacional, sendo este tema disposto por Edgar Morin em seus diversos escritos e livros, como
em “Os sete saberes necessários à educação do futuro”. Assim, o presente estudo tem como objetivo
vericar a relação dessa obra de Edgar Morin com a educação disposta no quarto objetivo da
Agenda 2030 da ONU como direito humano ao desenvolvimento. A partir de um estudo teórico, a
pesquisa recorreu à técnica de pesquisa bibliográfica, por meio da utilização de obras específicas
sobre a temática, além do emprego de documentos de organizações internacionais direcionados
ao assunto. Foi possível verificar que os ideais dispostos por Edgar Morin em “Os sete saberes
necessários à educação do futuro” estão intrinsecamente relacionados com as disposições do
quarto objetivo da Agenda 2030 da ONU.
Palavras-chave: Agenda 2030. Direito ao desenvolvimento. Edgar Morin. Educação.
K30 General
K38 Human Rights Law
ABSTRACT:
With the advent of the 2030 Agenda of the United Nations (UN), many States have sought to act
in a bold and transformative way, following a sustainable and resilient path in many aspects, to
improve people’s life quality in the planet. Under the prism of its content, the UN 2030 Agenda
1 Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Pós-Graduada em Direito Civil e Empresarial pelo
Damásio Educacional, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito, Cidadania e Atores Internacionais pela Universidade
Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Professora de direito da Universidade Paranaense (Unipar), Campus de Francisco
Beltrão, nas disciplinas de Pesquisa Jurídica, Direito Civil II e Direitos Difusos e Coletivos, e assistente II de Juiz de Direito do Tribunal
de Justiça do Estado do Paraná Email: elouise.mileni@gmail.com
2 Doutor em Direito (UFSC). Mestre em Direito (UFSC). Bacharel em Ciências Sociais e Ciências Jurídicas (UFRGS). Ex-Membro do
Conselho Consultivo e ex-Coordenador de Cursos da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho
(ENAMAT/TST). Líder do Grupo de Pesquisa Relações Internacionais, Direito e Poder: Atores e Desenvolvimento Pluridimensional
(CNPQ). Membro da Rede de Pesquisa de Relações Internacionais (REdRI). Professor Permanente da Graduação e Pós-Graduação
da Universidade Comunitária Regional nos Cursos de Direito e RI (UNO-SC). E-mail: golsson71@gmail.com
Recebido: 12/06/2021
Aprovado: 02/01/2022

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