Ética profissional

AutorSimone Feigelson Deutsch
Páginas65-68

Page 65

O pensamento ético moderno tem sido abordado com muita frequência, pois para que um ser humano possa se socializar e

Page 66

produzir adequadamente, necessita de uma conduta baseada no respeito com o próximo e com a sociedade.

A postura ética profissional é fundamental em uma civilização cada vez mais desenvolvida intelectualmente, desenvolvendo-se também o poder de discernimento, e as exigências referentes ao bem estar social.

Etimologicamente, a palavra ética vem do grego "ethos", que significa caráter ou modo de ser, e tem seu correlato em latim "morale", com o mesmo significado: conduta ou costume. Conclui-se que etimologicamente ética e moral são palavras sinônimas, porém, a realidade ética e moral varia historicamente e, com elas, variam os princípios e suas normas.

Há uma diferenciação entre ética e moral: a ética normaliza aquilo que deve ser, e a moral preza pelos costumes e realização de ações.

A ética, segundo AURÉLIO (1988), é:

Estudo dos juízos de apreciação referente à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja do modo absoluto.

Na Engenharia Legal, em qualquer função a ser desempenhada: consultor; perito judicial; assistente técnico; árbitro; mediador; avaliador; o profissional deverá possuir uma conduta ética exemplar. Os cargos assumidos são de confiança do juiz e das partes, de grande responsabilidade, dada à natureza do serviço. O laudo técnico, normalmente, é uma prova que auxilia ao deslinde da causa, e dessa forma deve pautar-se em fatos verídicos e corretamente ponderados.

Como ressalta MENDONÇA (1999):

A prova pericial, se não a mais importante, é um dos elementos fundamentais que pode subsidiar a decisão da demanda.

Page 67

Assim, a figura do perito deve inspirar respeitabilidade nos agentes que fazem a justiça, bem como na sociedade. O profissional é distinguido com a confiança do juiz, há que compreender a honorabilidade da função que exerce. Dele não se espera, exige-se dignidade, comportamento exemplar, decoro e discrição na vida privada e profissional...

Como toda profissão, a engenharia legal exige procedimento ético do profissional. Tal atitude está prevista nos códigos de ética profissional dos institutos, tal como no código de ética profissional do IBAPE-SP:

Como Perito Judicial, observar as normas e obrigações morais pertinentes, mantendo conduta ilibada e irrepreensível caracterizada pela incorruptibilidade...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT