Ferramenta de agendamento on-line (DPE-BA)

AutorThales Almeida
Páginas137-150
10
FERRAMENTA DE AGENDAMENTO ON-LINE
(DPE-BA)
Thales Almeida
Coordenador de Modernização e Informática da Defensoria Pública do Estado
da Bahia.
Sumário: 1. Introdução – 2. Agendamento on-line – 3. História da defensoria pública do estado
da Bahia – 4. Como funciona o sistema de agendamento – 5. Aplicativo e chatbot – 6. Resulta-
dos e discussão; 6.1 Análise descritiva; 6.2 Análise de séries temporais – 7. Implementação de
inteligência articial – 8. Considerações nais – 9. Referências.
1. INTRODUÇÃO
A utilização de novas ferramentas tecnológicas como forma de otimizar e reali-
zar tarefas na área da advocacia pública vem se tornando uma realidade cada vez mais
necessária. Sua criação e execução contribui não só para a crescente modernização
desse setor, como também possui forte inuência na automação de rotinas internas
das unidades defensorias onde são implementadas, além de criar possibilidades no
estilo de vida de quem delas faz uso. Assim, projetos com foco em inovação como
chats, self help systems, big data, machine learning e articial intelligence, estão sendo
desenvolvidos, tendo como foco a qualidade do atendimento.
A tecnologia jurídica nas defensorias públicas é um caminho sem volta,
acelerada pela pandemia da Covid-19 e que caminha na direção das diversas
oportunidades que ainda poderão ser exploradas. Nesse contexto, a Defensoria
Pública do Estado da Bahia investe no desenvolvimento e aperfeiçoamento de suas
ferramentas, de modo a proporcionar mais dinâmica e agilidade aos atendimentos,
o que gera novas perspectivas para os seus assistidos. Esse cenário tecnológico
abre caminho na advocacia pública para que sejam montadas bases de dados ele-
trônicas, capaz de reunir informações necessárias e relevantes que servirão para
os mais diversos propósitos. Em muitos casos, é justamente a partir dos dados
coletados que podemos perceber que a inovação proposta e implementada reú-
ne condições de executar as ações objetivas. Segundo o artigo desenvolvido por
Baptista e Cunha (2007), a temática “Estudos de Usuários” é objeto de pesquisa
há mais de 40 anos e a coleta e análise de dados tendem a oferecer elementos
signicativos para melhorar a tomada de decisão.
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