Introdução

AutorMauricio Godinho Delgado
Páginas114-114

Page 114

A afirmação do valor-trabalho nas principais economias capitalistas ocidentais desenvolvidas despontou como um dos mais notáveis marcos de estruturação da democracia social no mundo contemporâneo.

Por meio dessa afirmação, o sistema capitalista, essencialmente desigual, passou a incorporar as grandes massas populacionais à sua dinâmica operativa, segundo um padrão relativamente racional de desenvolvimento econômico e distribuição de riquezas.

Esse engenho de incorporação econômica e de justiça social realizava-se em torno da relação empregatícia - a principal forma de conexão do indivíduo à economia capitalista - e de seu ramo jurídico regulador, o Direito do Trabalho.

Com a centralidade do trabalho e, especialmente, do emprego - e de seu ramo normativo regente especializado -, conseguia-se submeter o moinho implacável da economia a certa função social, ao mesmo tempo que se restringiam as tendências...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT