Lesar, lesionar, (sic), paráfrase, à disposição

AutorMaria Tereza de Queiroz Piacentini
CargoLicenciada em Letras e mestra em Educação pela UFSC Revisora da Constituição de Santa Catarina em 1989
Páginas82-82

Page 82

Os verbos lesar e lesionar são sinônimos?

Antigamente os dicionários não se referiam ao verbo lesionar, apenas a lesar. Entretanto, lesionar se tornou de uso comum como sinônimo de lesar, mas somente no sentido de "causar lesão física":

Ele lesionou o joelho na última partida.

Já o verbo lesar é mais abrangente, pois se refere tanto ao físico quanto ao moral, sendo até mais utilizado no sentido de "prejudicar ou ofender moralmente, violar o direito de alguém". Exemplos:

Causar ou sofrer lesão física; ferir(-se), contundir(-se)

Ao disparar, a arma lesou-lhe o fígado.

Lesou-se gravemente num acidente na pista não duplicada da BR 101.

Causar lesão moral; prejudicar(-se)

Vingativo, procurava lesar a reputação do colega.

O que significa a expressão (sic) presente em diversos artigos de jornais e revistas?

O termo sic - advérbio latino que quer dizer "assim" - é usado entre parênteses depois de qualquer palavra ou frase que contenha erro gramatical ou um dito absurdo, estranho, que o redator quer deixar claro que não é dele, mas sim da pessoa que falou ou escreveu originalmente a frase ou expressão.

Ao colocar (sic) depois de alguma expressão, mostra-se ao leitor que é assim mesmo que estava no original, por mais errado ou estranho que pareça. Mas vejam bem, não se deve usar (sic) a torto e a direito. Ao transcrever um trecho que contenha grafia antiga ou evidentes lapsos de datilografia ou digitação, pode-se consertá-los. Entretanto, se o autor ali cometeu muitos erros, é melhor não citá-lo textualmente, sendo preferível fazer uma paráfrase.

O que quer dizer paráfrase?

Paráfrase é o desenvolvimento de um texto conservando-se as ideias originais; é a interpretação de um trecho, o comentário que se faz sobre determinado texto sem alterar seu significado. É explicar com suas próprias palavras, diferentes das do autor. Quando se faz uma citação, todas as palavras têm de ser copiadas literalmente, e o trecho vai entre aspas. Na paráfrase...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT