A nova cobrança por bagagens despachadas e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC): corporativismo ou mediação de interesses?

AutorAlfredo Ribeiro da Cunha Lobo
CargoEspecialista em Direito Processual Civil pelo Instituto de Direito Público (IDP)
Páginas151-167
A nova cobrança por bagagens despachadas e a ANAC... (p. 151-168) 151
LOBO, A. R. da C.
A nova cobrança por bagagens despachadas e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC):
corporativismo ou mediação de interesses?
Revista de Direito Setorial e R egulatório
, Brasília, v. 4, n. 1, p.
151-168, maio 2018.
A nova cobrança por bagagens despachadas e a Agência
Nacional de Aviação Civil (ANAC): corporativismo ou
mediação de interesses?
The New Fee for Checked Baggage and the National Civil Aviation Agency
(ANAC): Corporatism or Mediation of Interests?
Submetido(
submitted
): 09/12/2017
Alfredo Ribeiro da Cunha Lobo*
Parecer(
revised
): 27/12/2017
Aceito(
accepted
): 16/01/2018
Resumo
Propósito
Verificar se a desregulação da franquia de bagagem pela Agência Nacional
de Aviação Civil, que permitiu que as companhias aéreas passassem a cobrar dos
consumidores por passagem despachada, detinha relação com pressupostos da teoria
corporativista ou do Estado regulador.
Metodologia/abordagem/design
Inicialmente, serão firmados os pressupostos
teóricos que fundamentarão a pesquisa, especialmente quanto à teoria corporativista de
Mihaïl Manoïlescu e sua aplicação aos interesses das empresas aéreas e dos
consumidores, b em como ao Estado Regul ador e à atividade medi adora das agências
reguladoras. Posteriormente, será analisada a aplicação da legislação federal vigente ao
tema e os resultados das recentes pesquisas referentes aos valores das passagens aéreas
praticados no Brasil, com objetivo de verificar se, com a desregulação da franquia de
bagagem, houve atendimento aos interesses das empresas aéreas, dos consumidores ou
de ambos.
Resultados
A mudança trazida pela Agência Nacional de Aviação Civil detém maior
sintonia com suas prerrogativas conferidas pelo Estado regulador do que com os
pressupostos corporativistas.
Palavras-chave: Corporativismo, Estado regulador, ANAC, passagens, valor.
Abstract
Purpose
To verify if the deregulation by the National Civil Aviation Agency, which
granted airlines permission to charge consumers for checked baggage, follows
corporatist theory or the regulatory state assumptions.
Methodology/approach/design
The theoretical underpinnings that will base the
research rely on Mihaïl Manoïlescu's corporative theory and on the construct of
Regulatory State, from the perspective of th e mediating activity of regulatory agencies.
This study applies the curren t federal legislation to the subject and analyzes the results
of the recent researches r egarding the values of the air tickets practiced in Brazil, with
the objective of verifying if the deregulation for checked baggage fulfilled the interests
of airlines, consumers or both.
*
Especialista em Direito Processual Civil pelo Instituto de Direito Público (IDP).
Advogado, sócio fundador de Miranda Lima e Lobo Advogados. E-mail:
alfredolobo@uol.com.br.
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A nova cobrança por bagagens despachadas e a ANAC... (p. 151-168)
LOBO, A. R. da C.
A nova cobrança por bagagens despachadas e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC):
corporativismo ou mediação de interesses?
Revista de Direito Setorial e R egulatório
, Brasília, v. 4, n. 1, p.
151-168, maio 2018.
Findings
The change brought by the National Civil Aviation Agency is closely related
to its prerogatives granted by the regulatory state and cannot be explained by
corporatism assumptions.
Keywords: Corporatism, Regulatory state, ANAC, air tickets, cost.
Introdução
O Estado Regulador, por meio de suas agências reguladoras, dentre elas
a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), edita normas, regras políticas,
diretrizes e metas, para os respectivos setores que regulam.
Recentemente, aprovou-se alteração nas condições gerais no transporte
aéreo, para que o transporte de bagagem despachada passasse a configurar
contrato acessório oferecido pelo transportador.
A mudança causou grande impacto no setor, uma vez que pôs fim à
franquia obrigatória de bagagem despachada anteriormente estabelecida e já
incorporada ao comportamento e expectativas dos consumidores.
O objetivo da medida, supostamente, seria reduzir o valor das passagens
e estimular a concorrência. Assim, considerando a polêmica medida e os
resultados até então obtidos, as abordagens de mediação e de atuação
corporativista estarão servindo de parâmetros para avaliação da base empírica
no presente trabalho.
A pesquisa se valerá das normas produzidas pela ANAC, da Constituição
Federal de 1988 e leis fed erais e de pesquisas realizadas referente ao valor das
passagens aéreas no Brasil. Após, serão analisadas as regras e legislação
aplicáveis, bem como de dados das pesquisas referentes ao preço das passagens
aéreas praticados no Brasil, sob o enfoque da teoria corporativista e dos
pressupostos estabelecidos pelo Estado regulador, acredita-se, pois, que estes
detenham maior relação com a medida.
A Teoria Corporativista Integral e Pura de Mihail Manoïlescu
Mihaïl Manoïlescu nasceu na Romênia, no final do século XIX, em
família tradicionalmente ligada à política do País. Ao longo da vida, tornou-se
jornalista, economista, engenheiro e político, inclusive, alçando o cargo de
Ministro das Relações Exteriores. Autor de diversos livros e artigos, contribuiu
de forma relevante para a propagação da ideologia fascista e para a formação da
política econômica brasileira durante a década de 1930, especialmente, por sua
teoria corporativista (GOMES, 2012).

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