O poshumanismo concebido pela tecnologia: quando o robô e a inteligencia artificial podem salvar os animais

AutorKaren Emilia Antoniazzi Wolf, Jânia Maria Lopes Saldanha
CargoDoutoranda em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. EMAIL: karen.keaw@gmail.com LATTES: http://lattes.cnpq.br/1505122583042318 ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9921-1489 / Doutorado em Direito Público pela UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos). EMAIL: janiasaldanha@gmail.com LATTES: http://lattes.cnpq.br/9285450415334...
Páginas1-24
O POSHUMANISMO CONCEBIDO PELA TECNOLOGIA: QUANDO O ROBÔ E A
INTELIGENCIA ARTIFICIAL podem salvar OS ANIMAIS
THE POSHUMANISM CONCEIVED BY TECHNOLOGY - WHEN THE ROBOT AND ARTIFICIAL
INTELLIGENCE SAVE ANIMALS (HUMANS AND OTHERS THAN HUMANS)
DOI:
Karen Emilia Antoniazzi Wolf
Doutoranda em Direito
pela Universidade do
Vale do Rio dos Sinos.
EMAIL: karen.keaw@gmail.com
LATTES: http://lattes.cnpq.br/1505122583042318
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9921-1489
Jânia Maria Lopes Saldanha
Doutorado em Direito Público
pela UNISINOS (Universidade
do Vale do Rio dos Sinos).
EMAIL: janiasaldanha@gmail.com
LATTES: http://lattes.cnpq.br/9285450415334580
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0081-201X
RESUMO Este artigo versa sobre a influência da tecnologia na subjetividade i ndividual,
humana e não humana, pela quebra do paradigma antropocêntrico. Nessa seara, indaga-se: é
possível que a tecnologia seja utilizada para salvaguardar a dignidade e a existência liv re de
tortura dos sujeitos? Para tanto, o trabalho foi dividido em duas seções. A primeira trata do
devir da potência do ser vivo animal a tecnologia como ferramenta trans e pós humana para
ruir o antropocentrismo. A segunda cuida dos animais robôs: o transhumanismo tecnológico
como ferramenta de salvag uarda dos interesses subje tivos das entidades sen cientes humanas
e não humanas. Utilizando-se do método de abordagem fenomenológico hermenêutico, com
método de procedimento bibliográfico e técnica de pesquisa por fichamentos e resumos,
conclui-se que a robotização por substituição é a versão tecnológica que salvaguarda da
dignidade animal, humana e outra que humana.
PALAVRAS-CHAVE: Animal; Dignidade; Humano; Subjetividade; Tecnologia.
ABSTRACT: This article deals with the influence of technology on individual subjectivity, human
and non-human, by breaking the anthropocentric paradigm. In this area, the question is: is it
possible that technology can be used to safeguard the dignity and torture-free existence of the
subjects? To this end, the paper is divided into two sections. The first deals with the becoming
of the potency of the l iving animal being - technology as a trans- and post-human tool to
collapse anthropocentrism. The second deals with animal robots: technological
transhumanism as a tool to safeguard the subjective interests of human and non-human
sentient entities. Using the hermeneutic phenomenological approach method, with
bibliographical procedure method and research technique by fiches and summaries, it is
concluded that robotization by substitution is the technological version that safeguards animal
dignity, human and other than human.
KEY-WORDS: Animal; Dignity; Human; Subjectivity; Technology.
SUMÁRIO 1 Introdução 2 O devir da potência do ser vivo animal a tecnologia como
ferramenta trans e pós humana para ruir o antropocentrismo 3 Animais robôs: o
transhumanismo tecnológico como ferramenta de sal vaguarda dos interesses subjetivos das
entidades sencientes humanas e não humanas 4 Conclusão 5 Referências.
1 Introdução
O mundo do Direito é um mundo tardio. Notadamente, após a revolução
tecnológica, as Ciências da Computação encurralaram o ordenamento jurídico e os
acontecimentos naturais no limite da finitude de seus tempos. A certeza, a segurança e
a estabilidade normativas agora encontram-se vagas, fluídas e flexíveis. E os conceitos
tradicionais cunhados no viés antropocêntrico e especista vêm sendo desconstruídos
pela lente do desenvolvimento científico-tecnológico. A inteligência artificial vem
insculpindo símbolos que criam mecanismos simuladores da capacidade humana de
ser inteligente (o homem-razão sem vendo substituído pelo homem-informático).
Nesse contexto, os direitos humanos estão ante o surgimento de novas figuras, novos
sujeitos, novas pessoas. Isso porque os nichos de subjetividade humana circundam três
bolhas nesta era: a do antropocentrismo, a do transhumanismo e a do poshumanismo.
Nesse sentido, atributos como consciência, senciência e cognitividade, não
mais se reduzem à caracterização apenas do humano, mas abrangem outros animais e
máquinas (robôs, ciborgues e inteligência artificial). As estanques definições das
categorias filosófico-jurídicas em relação às pessoas e aos sujeitos de direitos
enquanto entidades subjetivas portadoras de dignidade e personalidade própria
ruíram ante as fronteiras do antropoceno
1
. A subversão da natureza e da natureza das
1
Nome de alerta e denúncia, cunhado nos anos 1980 por Eugene Stoermer e popularizado na década de
2000 por Paul Crutzen (Nobel de Química de 1995). Conforme o Correio da Unesco (2022): “O termo
Antropoceno foi criado para levar em consideração o impacto da acelerada acumulação de gases de
efeito estufa sobre o clima e a biodiversidade e, da mesma forma, dos danos irreversíveis causados pelo
consumo excessivo de recursos naturais. Contudo, é preciso transformá-lo em uma nova época

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT