Prudência na educação ambiental do ensino jurídico em tempos de complexidade

AutorLiane Cavalcante Araujo - Mônica Tassigny - Ana Carla Pinheiro Freitas
CargoEstágio Pós-Doutoral em Direito Constitucional na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) - Pós-Doutora em Direito pela Falcuté de Droit et Sciences Politiques da Université Aix-Marseille - Pós-Doutora em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
Páginas11-41
11
Veredas do Direito, Belo Horizonte, v.19 n.43 p.11-41 Janeiro/Abril de 2022
PRUDÊNCIA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO
ENSINO JURÍDICO EM TEMPOS DE
COMPLEXIDADE
Liane Cavalcante Araujo1
Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
Mônica Tassigny2
Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
Ana Carla Pinheiro Freitas3
Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
RESUMO
A sociedade vivencia uma crise sanitária sem precedentes, com a CO-
VID-19, no século XXI. Em paralelo, o meio ambiente permanece distante
dos cuidados traduzidos no ordenamento jurídico brasileiro. Nesse con-
texto, estima-se que a educação ambiental é capaz de favorecer a trans-
formação social e política necessária para uma mudança social na relação
homem-natureza. Para tanto, propõe-se uma análise da interação entre a
educação ambiental no ensino superior, a virtude da prudência e a ética da
compreensão, no ensino jurídico. Nessa perspectiva, indaga-se: como pode
a prudência atuar na educação ambiental do ensino jurídico de modo a fa-
vorecer a formação de prossionais do Direito comprometidos com a cons-
trução de sociedades justas e sustentáveis? Trata-se de pesquisa descritiva
e exploratória, de cunho bibliográco e documental, pautada no método
1 Estágio Pós-Doutoral em Direito Constitucional na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Doutora
e Mestra em Direito Constitucional pela UNIFOR. Especialista em Direito Processual pela Univer-
sidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Graduada em Direito pela UNIFOR. Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/4043710804079876 / ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3428-522X / e-mail:
lianemariaadv@gmail.com
2 Pós-Doutora em Direito pela Falcuté de Droit et Sciences Politiques da Université Aix-Marseille.
Doutora em Sócio-Economie du développement pela Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales.
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Educação pela UFC.
Especialista em Educação Infantil pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Graduada em Educação
pela UNIFOR. Professora titular do Programa de Pós-graduação em Direito Constitucional da UNI-
FOR. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4109325305631925 / ORCID: https://orcid.org/0000-
0001-9483-0547 / e-mail: monica.tass@gmail.com
3 Pós-Doutora em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Doutora em Direito pela Pon-
tifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestra em Direito e Desenvolvimento pela
UFC. Especialista em Direito Alemão Público e Civil pela Ludwig-Maximilians-Universität München
(LMU). Graduada em Psicologia pela PUC-SP. Graduada em Direito pela UFC. Pesquisadora do
REPJAAL/UNIFOR. Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucion-
al da UNIFOR. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1915477370767046 / ORCID: https://orcid.
org/0000-0002-4382-7599 / e-mail: anacarla@unifor.br
http://dx.doi.org/10.18623/rvd.v19i43.2290
PRUDÊNCIA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO ENSINO JURÍDICO EM TEMPOS DE COMPLEXIDADE
12 Veredas do Direito, Belo Horizonte, v.19 n.43 p.11-41 Janeiro/Abril de 2022
hipotético-dedutivo. Conclui-se que a prudência na educação ambiental
do ensino jurídico é capaz de colaborar para a formação de atores sociais
conscientes, motivados e capazes de promover mudanças efetivas em prol
da construção de sociedades mais justas e sustentáveis.
Palavras-chave: complexidade; educação ambiental; ensino jurídico; éti-
ca da compreensão; prudência.
PRUDENCE IN ENVIRONMENTAL EDUCATION IN LEGAL
EDUCATION IN TIMES OF COMPLEXITY
ABSTRACT
Society is experiencing an unprecedented health crisis, with COVID-19,
in the 21st century. In parallel, the environment remains distant from the
care reected in the Brazilian legal system. In this context, it is estimated
that environmental education is capable of favoring the social and
political transformation necessary for a social change in the man-nature
relationship. To this end, we propose an analysis of the interaction between
environmental education in higher education, the virtue of prudence, and
the ethics of understanding in legal education. From this perspective,
the question is: how can prudence act in environmental education in
legal education in order to favor the formation of legal professionals
committed to the construction of fair and sustainable societies? This is a
descriptive, exploratory, bibliographic, and documentary research, based
on the hypothetical-deductive method. The conclusion is that prudence
in environmental education in legal education is capable of contributing
to the formation of social actors who are aware, motivated and capable
of promoting eective changes in favor of building fairer and more
sustainable societies.
Keywords: complexity; environmental education; ethics of understanding;
legal teaching; prudence.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT