Redação
Autor | Wilson José Gonçalves |
Ocupação do Autor | Pós-doutor em Teoria do Direito pela USMA/AR |
Páginas | 129-140 |
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A pós conhecer os materiais coletados e realizadas as devidas anotações com organização na sequência do sumário de modo a permitir que se responda aonde se quer chegar?, o pesquisador poderá iniciar a redação de seu trabalho, isto é, materializar os esforços realizados durante a pesquisa, com segurança.
A redação do trabalho deve ser encarada como algo natural, pois a vivência com o título do trabalho e as discussões com o orientador permitem uma certa segurança e tranquilidade. Mas, se ainda o fantasma da página em branco sondar o trabalho de redação, o acadêmico deve se apoiar em algumas técnicas de produção textual ou observar algumas regras descritas abaixo. Lembrando que o resultado da pesquisa deverá ser elaborado em dois momentos: primeira redação e redação final1.
A primeira redação consiste em organizar a sequencia-lidade das fichas e anotações, bem como o registro das reflexões, síntese e pontos de relevância, argumentos favoráveis e contrários. A preocupação central, neste momento, é elaborar
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uma versão preliminar de todo o trabalho. Desse modo, o fundamental é estimular a produção. O texto produzido receberá na segunda redação o tratamento adequado.
A primeira redação deve ser iniciada observando a estrutura do sumário, pois este se torna, nesta fase, o plano de redação do relatório, devendo contemplar todos os tópicos, bem como permitir um equilíbrio e harmonia na redação.
Por equilíbrio entende-se que o pesquisador deve observar a média de páginas destinadas a cada tópico previsto no sumário, de forma equitativa, evitando com isso o excesso ou a delonga de um em detrimento dos outros. Ou seja, no momento do registro ou redação de seu trabalho, deve o pesquisador observar e estimar um quantum que deseja registrar em cada tópico, de modo que este parâmetro seja tomado como um termo médio, o que propiciará um controle e uma certeza do quanto será necessário ser objetivo em seu trabalho, além de compor um quantitativo similar de importância a cada tópico do trabalho.
Definidas as linhas gerais do trabalho, deve-se passar a montar um gráfico ou esquema para cada tópico (mapas conceptuais).
O esquema na composição do texto em muito auxilia no controle da exposição das idéias a serem registradas. Nesse sentido, o esquema assume uma dimensão reduzida do "sumário", ou seja, não pode ser deficiente de divisão nem conter excessos de pormenores. Para tanto, deve-se ter o máximo de cuidado para que o tópico explique o conteúdo previsto em seu título ou item, restringindo o assunto de modo a receber um tratamento uniforme, permitindo, com isso, uma unidade e coerência em todo o tópico.
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Exemplo de esquema que permite construir as idéias ou parágrafos:
Princípios fundamentais do direito (tópico);
- indicar o conceito (o que se trata - introdução);
- sua natureza (essência ou fundamento);
- são mais do que leis ou são normas de cunho universal? (problematização);
- o que se entende por princípios fundamentais de direito;
- autores que confirmam e contrariam (argumentos);
- exemplos ilustrativos de caso concreto;
- discutir e apontar para uma solução (análise e tese);
- o que se espera contribuir ou esclarecer para o título principal da pesquisa neste tópico (pode ser sugestivo - conclusão).
Com este esquema, o pesquisador desenvolve o registro do tópico, pontuando as análises e conclusões dos dados co-letados.
Neste momento, o pesquisador deverá selecionar o material lido e anotado, tão-somente o indispensável, primando pela clareza e unidade do texto.
Na realização dos registros deve o pesquisador buscar a coerência entre os parágrafos de seu texto. Para isso, basta observar a ordem e a conexão dada em cada parágrafo.
O estilo dos registros científicos deve buscar uma linguagem neutra ou impessoal, isto é, evitar expressões ou ideias valorativas, excesso de adjetivos, verbos na primeira pessoa (singular ou plural), gírias, jargões e demais colocações que comprometam o sentido de neutralidade.
Impor, no estilo, uma padronização dos termos utilizados no registro da pesquisa indica o rigor terminológico exigi-
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do nos trabalhos científicos, bem como defini-los no primeiro momento em que surgem no texto.
Observando os seguintes pontos descritos abaixo, é possível obter bons resultados no que se refere ao estilo em trabalho científico:
-
brevidade - clareza nas frases e parágrafos;
-
concretude - evitar substantivos abstratos e sentenças vagas;
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consistência - termos correntes e aceitos na comunidade científica;
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decoro - evitar linguagem coloquial, gírias, profanida-des etc.;
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franqueza - evitar digressões ou desvios para se dizer o que deseja;
-
fluência - no...
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