Revisão e Avaliação da Pesquisa
Autor | Wilson José Gonçalves |
Ocupação do Autor | Pós-doutor em Teoria do Direito pela USMA/AR |
Páginas | 141-144 |
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A décima etapa cumpre a finalidade de preparação final da pesquisa, já com um produto e resultados quase concluídos. Tem-se, neste momento, a versão preliminar do trabalho1, com a conclusão da primeira redação. O que habilita o pesquisador a voltar à biblioteca para atualizar os dados coletados sobre sua pesquisa.
Nesta fase, a atualização dos dados coletados tem como objetivo principal os seguintes pontos:
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verificar a existência de edições recentes dos livros consultados e citados, observando que esta tarefa tem a finalidade de registrar as correções e aumentos, quer nas alterações de leis ou de pensamentos do autor. Para este fim, poderá o acadêmico utilizar-se da internet, pois permite uma pesquisa diretamente da fonte editorial ou de seus catálogos;
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consultar as últimas revistas e jornais, na busca de artigos recentes relativos ao tema proposto e ao título;
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verificar nas "casas" legislativas a existência, recente, de anteprojeto, projeto ou leis que se referem ao assunto em estudo;
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consultar pelo menos os últimos cinco anos, quais foram as decisões dos tribunais ou dos julgados, para atualizar ou confirmar a posição do tribunal em relação à matéria em estudo;
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consultar a internet para verificar os últimos artigos produzidos e novidades disponibilizadas por este instrumento de comunicação etc.
Com estes procedimentos, a pesquisa ganha uma nova imagem ou reforça a existente, o que propicia uma segurança ao pesquisador no que tange à sua atualização.
Com esta atualização, proceder-se-á a uma releitura dos materiais coletados por salto de página, de maneira atenta aos pontos citados ou transcritos, verificando sua contextualiza-ção e adequação do conteúdo à passagem transcrita.
Agregado às últimas atualizações do trabalho, procede-se a uma leitura crítica de toda a pesquisa. Ao relê-la e confrontá-la com os dados coletados, o pesquisador estará realizando uma avaliação de coerência entre a construção teórica e o eixo metodológico proposto.
Esta ação sedimenta a pesquisa e identifica os pontos que carecem de maiores esclarecimentos, por obscuridade ou falta de clareza.
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Outra preocupação do pesquisador é com a utilização da fundamentação teórica. Esta deverá ser reavaliada a fim de saber se foi ou não bem aplicada.
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