A relevância da participação social na formulação de políticas públicas

AutorLauro Gurgel de Brito
CargoNatural de Caraúbas-RN
Páginas95-111
A relevância da participação social na formulação de políticas públicas (p. 95-112) 95
BRITO, L. G. de.
A relev ância da participação social na formulação de políticas públicas.
Revista de Direito
Setorial e Regu latório
, Brasília, v. 3, n. 2, p. 95-112, outubro de 2017.
A relevância da participação social na formulação de política s
públicas
The Relevance of Social Participation in the Proposal of Public Policies
Submetid o(
submitted
): 11/07/ 2017
Lauro Gurgel de Brito*
Parecer(
revised
): 05/08/ 2017
Aceito(
accepted
): 30/08/2 017
Resumo
Propósito
Este artigo tem o objetivo de ex aminar a participação social n o estágio de
formulação da política d e mobilidade e acessibilidade ao sis tema de transporte público
urbano de Mos soró e apontar os benefíci os advindos dessa particip ação.
Metodologia/abor dagem/design
A metodologia aplic ada c onsistiu em pesquisa
bibliográfica, análise document al, visitas a órgãos públicos e a entidade s privadas que
atuam na área , bem como na realização de um grupo focal.
Resultados
Constatou-s e que a participação social no est ágio da formulação de políti cas
públicas agrega-lhes os benefícios da legitimidade, da transparência e do controle social,
da alteridade e do desenvolvimento com o liberdade.
Originalidade/relev ância do texto
A originalidad e e a importância do texto se afir mam
no próprio i nstante em que s ão identificadas as vantagens da particip ação social durante a
formulação da política d e mobilidade e acessibilidade ao sis tema de transporte público
urbano da cida de de Mossoró.
Implicações práticas
O texto se revela útil porque, ao partir de aportes te óricos e de
narrativas pessoais, apres enta um c onjunto de ben efícios decorrentes da participação dos
sujeitos durant e o estágio de formulação das políticas públicas .
Palavras-chav e: política pública, for mulação, participação soc ial, benefícios.
Abstract
Purpose
This article ai ms to examine the social partic ipation in the stage of formul ation
of the pol icy of mobility an d accessibility to the Mossoro’s urban public tr ansport system
of and point o ut the benefits from this p articipation.
Methodology/a pproach/design
The method ology consisted of bibliographical resear ch,
documentary analysis, visits to public entities a nd to private entity related to the topi c, as
well as the hol ding of a focal group.
Findings
It was verified that the social participation in the s tage of the formulation of
public polic ies add to them the benefits of legitimacy, transparenc y and social cont rol, of
alterity and de velopment as freedom.
Originality/value
The originality and importance of the text are affirmed when the
advantages of socia l participation are identified during the for mulation of the mobility and
accessibility p olicy to the Mossoro’ s urban public transport ation system.
*
Natural de Caraúbas-R N. Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio
Grande do Norte ( UERN). Mestre em Direito Const itucional pela Universida de Federal do
Rio Grande do Norte. Professor de Direito Constitu cional e Diretor da Faculdade de Direito
da UERN. E -mail: laurogurgeldebrito@gmail.com.
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A relevância da participação social na formulação de políticas públicas (p. 95-112)
BRITO, L. G. de.
A relev ância da participação social na formulação de políticas públicas.
Revista de Direito
Setorial e Regu latório
, Brasília, v. 3, n. 2, p. 95-112, outubro de 2017.
Practical implicati ons
The text is useful bec ause, based on theoretical contri butions and
personal narrati ves, presents a set of benefits derived from the participatio n of the subjects
during the sta ge of formulation of the p ublic policies.
Keywords: public policy, democra cy, social participation , distribution of benefi ts.
Introdução
Este artigo examina a relevância da participação social na formulação da
política de mobilidade e acessibilidade ao sistema de transporte público urbano
de Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte, mediante a presença de sujeitos com
deficiência visual e de entidades que atuam co m inclusão social, tomando como
referência empírica o Projeto de Lei nº 461, de 3 de novembro de 2014, que
tramitou na Câmara Municipal e dispunha sobre esse assunto.
No caso, a solução dos problemas relativos à mobilidade das pessoas com
deficiência visual passa pela instituição de medidas aptas a eliminarem as
barreiras atitudinais e os obstáculos físicos desafiadores ou até impeditivos à
circulação desses sujeitos nas vias urbanas. A temática tem relevância e atualidade
na proporção em q ue existem diversos preceitos normativos internos e até
oriundos da Organização das Nações Unidas, bem como a dimensão social que
adquire a temática.
O objetivo principal consiste, portanto, em identificar quais são os
benefícios gerados por essa participação, tanto para o projeto, quanto para as
pessoas envolvidas e até mesmo para a sociedade em geral. O universo de análise
é restrito ao campo das pessoas com deficiência visual. E a estratégia
metodológica envolveu pesquisa do cumental e bibliográfica, visita a instituições
públicas e privadas ligadas ao tema, bem como e a realização de grupo focal
1
, a
fim de discutir o projeto com pessoas que seriam diretamente afetadas pelas
medidas e, ao mesmo tempo, promover a interação entre os participantes.
É, portanto, nesse intuito que se problematiza a relevância da participação
social, materializada na atuação das pessoas com deficiência visual e das
entidades a elas vinculadas na definição das políticas de transporte urbano. Para
isso, busca-se fundamento em alguns aportes teóricos.
O primeiro deles é a teoria da política pública como ciclo político -
administrativo (policy cycle ). Essa corrente teórica explica que as políticas
públicas são constituídas de sucessivas fases, formando um ciclo: montagem da
agenda, formulação, tomada de decisão, implementação e avaliação. Embora se
reconheça que todos os estágios do ciclo político-administrativo sejam igualmente
1
Grupo focal é espaço de disc ussão de grupo com interação dos parti cipantes (BARBOUR,
2009).

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