Apresentação

AutorFrancisco Rezek
Ocupação do AutorAdvogado
Páginas17-18

Page 17

Este livro aborda de forma original e criativa um tema atual, além de muito polêmico, e vem a público numa ocasião que não poderia ser melhor. Ele é parte do impulso com que se restaura no Brasil, neste início do século XXI, o interesse pelo direito, sacrificado ao longo de muitos anos do nosso passado recente, não por acaso um período sombrio de nossa história.

O que Antonio Medrado de Araújo desenvolve neste volume, com raríssima acuidade, são refiexões seguras sobre o preâmbulo constitucional ante a questão dos precatórios.

O preâmbulo da Carta Magna evoca os valores que pautaram o trabalho da Assembleia Nacional Constituinte, e revela as mais profundas aspirações da sociedade brasileira de nosso tempo.

É nesse contexto que o autor traz à superfície a polêmica que envolve os precatórios, num país onde o poder público parece orgulhar-se de descumprir determinações da Justiça, lesando milhares de credores, no mais das vezes pobres, em cujas mãos o pedaço de papel correspondente a seus créditos nem sequer vale para compensar os impostos cobrados pelo Estado devedor.

Page 18

Sua ótica configura, ainda, uma síntese dos pontos de vista, sentimentos e indignação da comunidade de pensadores, políticos e operadores do direito no Brasil contemporâneo, que se inquietam tanto com sua própria realidade quanto com o cenário internacional.

O que foi feito do princípio democrático, quando se observa que em grandes democracias o poder se insurge contra a voz das ruas, ou manipula de modo grosseiro, em função do medo e de outros sentimentos subalternos, a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT