Euclides da Cunha e a pluralidade das suas enunciações em textos sobre o conflito em Canudos

AutorLenilson Vidal de Souza
Páginas567-583
567
EUCLIDES DA CUNHA E A PLURALIDADE DAS SUAS
ENUNCIAÇÕES EM TEXTOS SOBRE O
CONFLITO EM CANUDOS
Lenilson Vidal de Souza
RESUMO
O presente trabalho objetiva analisar o processo de construção discursiva
sobre a Guerra de Canudos por meio de textos do escritor Euclides da Cunha,
jornalista correspondente de guerra de O Esta do de São Paulo aos sertões
brasileiros. Sendo uma testemunha ocular de fatos ligados ao massacre de
Canudos, a produção textual do autor (e seus diferentes enunciadores) é uma fonte
fecunda, partindo dos pressupostos teórico-metodológicos da chamada Nova
História Cultural. Isto porque, uma vez entrando em contato gradual com o
sertanejo na Bahia, Euclides modifica sua percepção científica quanto ao objeto de
análise mais de uma vez, amenizando paulatinamente um discurso de alteridade à
medida que se sensibiliza com a miséria, martírio e a humanização do outro.
Palavras-chave: História. Literatura. Diferentes enunciações. Euclides da Cunha.
Canudos.
ABSTRACT
This study aims at analyzing Euclides da Cunha’s discursive creation
process when writing about Canudos. As a correspondent journalist for Estado de
São Paulo Newspaper, Cunha features as an eye-witness to Canudos Massacre.
Being so, I point out his mutable discourses upon this subject matter as a prolific
historiographical source to Cultural New History under specific methodological
procedures. As a matter of fact, I intend to focus on Cunha’s gradual perspective
changes upon Bahia’s Backlands miserable yeomen, and how he softens his
patronizing view-point as he growingly feel s moved with the outcast’s misery,
martyrdom and sense of humanity.
568
Keywords: History. Literature. Different enunciations. Euclides da Cunha.
Canudos.
1. INTRODUÇÃO
A convicção de que apenas documentos oficiais poderiam ser utilizados
pelos historiadores como fonte foi muito comum durante o século XIX e nos
primeiros anos do século XX. Afinal, a sacralização da História como estudo
científico possuiu rigor metodológico baseado em uma crítica documental severa,
guiada por critérios de autenticidade.
Todavia, a partir de 1929, com a criação da revista Anais de História
Econômica e Social pelos franceses Lucien Febvre e Marc Bloch, iniciaram-se
transformações significativas no pensamento historiográfico que possibilitaram a
abertura de novos caminhos para a pesquisa histórica, e consequentemente, uma
nova noção para o conceito de fonte, transpondo, assim, parâmetros tradicionais de
então. De acordo com Jacques Le Goff (1976, p. 46), a diversificação no uso das
fontes históricas foi decorrente de o que se chamou de maior problematização do
documento, ou seja, a constatação de que um texto isoladamente não constitui uma
fonte por si só. Nesses termos, o que passa a ser objeto da investigação histórica
não é a coisa per si, mas sim, as condições socioculturais em que a mesma se
construiu, de modo que não interessa à História Cultural a materialidade
objetal somente.
Esses novos pressupostos contribuíram para a ocorrência de um
movimento da historiografia tanto em direção às questões da cultura e renovação
das correntes historiográficas, quanto aos campos de pesquisa, sendo uns dos
aspectos de maior visibilidade da História Cultural atualmente. Com a ampliação
do universo temático, também se tem a necessidade de se incorporarem novas
fontes de acesso ao contexto social de uma época.
Nesse ínterim, torna-se fundamental destacar também que, desse momento
em diante os historiadores começaram a promover uma espécie de transcurso
interdisciplinar para com ciências coirmãs, e que a partir daí, multiplicaram-se
pesquisas históricas em conformidade com a Antropologia, Economia, Geografia,
Psicologia, Filosofia, Sociologia e Literatura.
Entre as novas vertentes, a que tem recebido grande atenção é aquela que
valoriza, como fonte de estudo historiográfico, a contextualização cultural e

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT