A Prática Docente no Ciclo Alfabetização em Três Escolas do Município de Valença: Um Olhar Sobre Mudanças de Concepções

AutorDenise Barra Medeiros, Danielle Barra Medeiros e Juliana da Silva Costa Pereira
Páginas507-526
507
A PRÁTICA DOCENTE NO CICLO ALFABETIZAÇÃO EM
TRÊS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE VALENÇA:
UM OLHAR SOBRE MUDANÇAS DE CONCEPÇÕES
Denise Barra Medeiros
Danielle Barra Medeiros
Juliana da Silva Costa Pereira
RESUMO
O presente estudo tem como objetivos: compreender como se dá na prática
pedagógica as teorias do ciclo de alfabetização e verificar qual a concepção dos
professores alfabetizadores sobre o ciclo. Acreditamos que nosso estudo sobre os
ciclos de alfabetização, possa contribuir de alguma forma para que todos os
leitores, especialmente os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e
estudantes do curso de Pedagogia, entendam o principal objetivo dos ciclos e sua
diferença em relação a promoção automática. A metodologia utilizada foi pesquisa
de campo e estudos de dados bibliográficos e estatísticos, foram aplicadas
entrevistas semiestruturadas. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética do
Centro de Ensino Superior de Valença (CESVA), sob o CAAE:
97068518.7.000.5246. Para responder aos questionamentos recorremos a autores
como Phillippe Perrenoud e Márcia Aparecida Jacomini, além de outros teóricos
estudiosos e pesquisadores sobre o ciclo de alfabetização, provocando um diálogo
com os autores escolhidos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com
professores que atuam no ciclo de alfabetização, em três escolas do município de
Valença e colhidos dados estatísticos de desempenho em avaliações externas. Os
resultados a que chegamos denota que precisa olhar com mais seriedade essa
complexa etapa do processo educativo.
Palavras-chave: Escola. Promoção Automática. Ciclo de Alfabetização.
508
ABSTRACT
The present study has as objectives: to understand how in the pedagogical
practice the theories of the literacy cycle and to verify the conception of the literacy
teachers about the cycle. We believe that our study of literacy cycles can contribute
in a way that all readers, especially teachers in the early years of Elementary
School and students of the Pedagogy course, understand the main purpose of the
cycles and their difference in relation to the promotion automatically. The
methodology used was field research and bibliographic and statistical data studies,
semi-structured interviews were applied. The research was approved by the ethics
committee of the Center of Higher Education of Valencia (CESVA), under the
number CAAE: 97068518.7.000.5246. In order to answer the questions, authors
such as Phillippe Perrenoud and Márcia Aparecida Jacomini, as well as other
theoretical scholars and researchers on the literacy cycle, provoking a dialogue
with the chosen authors, were conducted semi-structured interviews with teachers
who work in the literacy cycle, in three schools in the municipality of Valença and
collected statistical data on performance in external evaluations. The results we
have come to indicate that you need to look more seriously at this complex stage of
the educational process.
Keywords: School. Automatic Promotion. Literacy Cycle.
INTRODUÇÃO
O nosso tema foi escolhido devido a uma discussão surgida na aula de
Teorias do Currículo ministrada pela profª Denise Medeiros, quando ainda
cursávamos o 6° período do curso de Pedagogia do CESVA, sobre reprovação e
aprovação dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, devido ao ciclo de
alfabetização. Essa discussão fez com que buscássemos respostas às perguntas e
instigou nossa curiosidade para saber como os professores da rede municipal de
ensino de Valença/RJ, pensam e entendem o ciclo.
A proposta do ciclo de alfabetização é a construção de uma educação com
qualidade social e democrática, e de uma escola igualitária e justa para todos, como
prevê o art. 3º da LDB - Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996, que estabelece
as Diretrizes e Bases da Educação Nacional:

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT