Fase de Estruturação e suas Ferramentas
Autor | Alexandre Motta |
Páginas | 91-111 |
Como dito anteriormente, a fase de estruturação tem o intuito de
alinhar e dar uma “cara” empresarial adequada a qualquer escritó-
rio que queira trabalhar o mercado da maneira correta. Segue abaixo
a lista completa de ferramentas que devem ser trabalhadas para que a
fase seja completada a contento.
Logotipia
O logotipo é a representação gráca do nome do seu escritório.
Posto isso, temos duas opções: criar um logotipo que seja visualmente
fácil de ser reconhecido ou criar o que chamo de “logotipo de fa-
culdade”.
Quando estamos em começo de carreira, obviamente não temos
muito dinheiro para investir nos materiais institucionais e geralmente
acabamos criando nosso logotipo da maneira mais fácil e possível no
momento. Geralmente os iniciantes acabam só escrevendo o nome do
escritório com uma fonte que acham interessante e ca por isso mesmo.
Nessa fase de começo de carreira esse procedimento é normal. Minha
dúvida aqui é: por que os escritórios com maior tempo de atuação con-
tinuam deixando de investir na sua “assinatura” gráca, mesmo sabendo
da importância de nos diferenciarmos no mercado?
Pergunto: você, advogado que tem seu escritório há mais de 2
anos, acha justo ter o mesmo logotipo que um estudante de direito que
não tem valor nenhum para investir na marca denitiva do escritório?
Não vou nem comentar se meu caro leitor tiver 5, 10 ou mais anos de
atuação e ainda mantém aquele bom e velho logo sem caracterização
própria.
Investir em um logotipo próprio é o passo número um na diferen-
ciação e estruturação de sua marca institucional.
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Papelaria
Como em um efeito dominó, o seu logotipo deveria aparecer em
todos os materiais a que o mercado tem acesso. Materiais de uso diário
como cartões, papel carta, pasta, envelope, bloco de anotação, informe
impresso, cartões de audiência etc., deveriam, necessariamente, ter seu
logotipo para serem representantes ociais de sua atuação.
A regra é simples: se seu público-alvo vai ver o material, deveria ter
logotipo impresso.
Folder Impresso
É incrível o número de pessoas que acredita que não precisa ter o
folder impresso na lista de seus materiais institucionais. Desculpas como
“ninguém vai ler”, “custa caro”, “as pessoas jogam no lixo”, são as mais
conhecidas para que o escritório se desvie da obrigação de ter seu port-
fólio impresso.
A verdade única é que em uma reunião prospectiva é uma gafe não
entregar o folder. Ou seja, em uma reunião em que estamos nos apre-
sentando a um possível novo cliente, trocar cartões e entregar o folder
– mesmo que o mesmo seja jogado no lixo depois da reunião – é uma
obrigação. Mais que isso, você pode correr o sério – e fatal – risco de ser
o único dos escritórios que está “namorando” esse possível cliente e que
deixou de entregar o material na reunião, ao passo que seus concorrentes
entregaram.
Na minha visão, não precisamos criar um material com milhões de
informações, consequentemente gastando muito no quesito gráca. As
áreas que deveriam estar no folder são: “quem somos”, “áreas de atua-
ção”, “diferenciais do escritório” e “contato”. Simples assim.
Folder Digital
O folder digital se difere do folder impresso apenas em sua funcio-
nalidade. O conteúdo é o mesmo – obviamente adaptado para que seja
usado apenas eletronicamente – mas deveria ser usado para os primeiros
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