Fase de Estruturação e suas Ferramentas

AutorAlexandre Motta
Páginas91-111
Como dito anteriormente, a fase de estruturação tem o intuito de
alinhar e dar uma “cara” empresarial adequada a qualquer escritó-
rio que queira trabalhar o mercado da maneira correta. Segue abaixo
a lista completa de ferramentas que devem ser trabalhadas para que a
fase seja completada a contento.
Logotipia
O logotipo é a representação gráca do nome do seu escritório.
Posto isso, temos duas opções: criar um logotipo que seja visualmente
fácil de ser reconhecido ou criar o que chamo de “logotipo de fa-
culdade”.
Quando estamos em começo de carreira, obviamente não temos
muito dinheiro para investir nos materiais institucionais e geralmente
acabamos criando nosso logotipo da maneira mais fácil e possível no
momento. Geralmente os iniciantes acabam só escrevendo o nome do
escritório com uma fonte que acham interessante e ca por isso mesmo.
Nessa fase de começo de carreira esse procedimento é normal. Minha
dúvida aqui é: por que os escritórios com maior tempo de atuação con-
tinuam deixando de investir na sua “assinatura” gráca, mesmo sabendo
da importância de nos diferenciarmos no mercado?
Pergunto: você, advogado que tem seu escritório há mais de 2
anos, acha justo ter o mesmo logotipo que um estudante de direito que
não tem valor nenhum para investir na marca denitiva do escritório?
Não vou nem comentar se meu caro leitor tiver 5, 10 ou mais anos de
atuação e ainda mantém aquele bom e velho logo sem caracterização
própria.
Investir em um logotipo próprio é o passo número um na diferen-
ciação e estruturação de sua marca institucional.
GUIA_DEFINITIVO.indd 91 19/10/2017 15:06:30
92 A M
Papelaria
Como em um efeito dominó, o seu logotipo deveria aparecer em
todos os materiais a que o mercado tem acesso. Materiais de uso diário
como cartões, papel carta, pasta, envelope, bloco de anotação, informe
impresso, cartões de audiência etc., deveriam, necessariamente, ter seu
logotipo para serem representantes ociais de sua atuação.
A regra é simples: se seu público-alvo vai ver o material, deveria ter
logotipo impresso.
Folder Impresso
É incrível o número de pessoas que acredita que não precisa ter o
folder impresso na lista de seus materiais institucionais. Desculpas como
“ninguém vai ler”, “custa caro”, “as pessoas jogam no lixo”, são as mais
conhecidas para que o escritório se desvie da obrigação de ter seu port-
fólio impresso.
A verdade única é que em uma reunião prospectiva é uma gafe não
entregar o folder. Ou seja, em uma reunião em que estamos nos apre-
sentando a um possível novo cliente, trocar cartões e entregar o folder
– mesmo que o mesmo seja jogado no lixo depois da reunião – é uma
obrigação. Mais que isso, você pode correr o sério – e fatal – risco de ser
o único dos escritórios que está “namorando” esse possível cliente e que
deixou de entregar o material na reunião, ao passo que seus concorrentes
entregaram.
Na minha visão, não precisamos criar um material com milhões de
informações, consequentemente gastando muito no quesito gráca. As
áreas que deveriam estar no folder são: “quem somos”, “áreas de atua-
ção”, “diferenciais do escritório” e “contato”. Simples assim.
Folder Digital
O folder digital se difere do folder impresso apenas em sua funcio-
nalidade. O conteúdo é o mesmo – obviamente adaptado para que seja
usado apenas eletronicamente – mas deveria ser usado para os primeiros
GUIA_DEFINITIVO.indd 92 19/10/2017 15:06:31

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT