Fase de Potencialização e suas Ferramentas

AutorAlexandre Motta
Páginas151-169
Infelizmente, hoje o mercado da advocacia está completamente satu-
rado, com inúmeros escritórios e advogados praticamente fazendo as
mesmas coisas e se apresentando da mesma maneira. É necessário, por-
tanto, atuar em ferramentas extras que deem destaque e completem a
atuação da banca, mercadologicamente falando.
Usando um exemplo simples, podemos dizer que todos os escritó-
rios são “carros” perfeitamente criados, mas nossa “máquina” tem que
ter, além do básico de fábrica, todos os acessórios “extras” que fazem
deste veículo um item mais desejado. Anal de contas, quem é mais
procurado para compra? Um carro apenas com o básico ou um comple-
tamente equipado com todos os extras?
Seguem abaixo os itens “acessórios” que podem ser implementados
em seu escritório:
Manuais de Procedimentos Internos
Nada melhor que ter regras instituídas e integradas à rotina funcio-
nal de um escritório. Para isso é preciso que coloquemos no papel quais
são estas regras. Vejo muito sócio dar “bronca” em seus funcionários sem
ao menos ter colocado quais são os caminhos que o mesmo deve seguir
e qual a conduta adequada para cada situação.
Um bom manual de procedimentos internos contempla desde coi-
sas pequenas – como horário do escritório – até os objetivos gerais do
escritório perante o mercado. Isso tudo passando por todas as regras que
os sócios gostariam de ver instituídas em sua sede.
Este manual abordará normas internas, jornada de trabalho, vesti-
menta etc., enm todos os pontos importantes sobre as atividades do
escritório, de preferência incluindo as atividades de todas as áreas. Veja al-
guns itens que podem ser incorporados no levantamento de informações
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para o manual (estão fora de ordem lógica e nem todos se aplicam à
realidade de todos os escritórios): Apresentação, Nossa História, Missão,
Visão, Valores, Organograma, Política de Recursos Humanos, Registro,
Registro do Ponto, CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social),
Faltas e Atrasos, Desperdício de Material, Apresentação Pessoal, Comércio
dentro da Empresa (Venda de Bugigangas), Conservação do Ambiente de
Trabalho, Atendimento ao Cliente, Salário, Holerite, FGTS (Fundo de
Garantia por Tempo de Serviço), Férias + 1/3, Licença Maternidade, Vale
Transporte, Ausências Legais, Assistência Médica, Seguro de Vida, PLR
Participação nos Lucros/Resultados, Cesta de Natal, Departamento
Financeiro, Despesas Operacionais e sua Forma de Realização (Adian-
tamento e Reembolso), Relatórios de Despesas, Abertura e Fechamento
de Caso no Programa Jurídico, Rotina de Fórum, Pontualidade, Assidui-
dade, Qualidade de Trabalho, Disciplina, Desenvolvimento Prossional,
Responsabilidade por Ferramentas e Máquinas, Responsabilidade com
Documentos e Informações Gerais e Técnicas, Apresentação de Proble-
mas e Soluções/Novas Ideias/Criatividade, Comportamento, Relaciona-
mento Interpessoal, Relacionamento com Parceiros e Correspondentes,
Sigilo, Uso dos Meios de Comunicação (Telefone, Programas de Comu-
nicação Instantânea, E-Mail etc.), A Ética no Escritório, Regras de Boa
Convivência, Período de Experiência, Uniformes, Código de Vestimenta,
Telefone Celular, Uso do Timesheet, Uso da Rede Interna e do Reque-
rimento de Arquivos e Palavra Final da Diretoria.
Depois de nalizado e aprovado, é interessante marcar uma apre-
sentação com o escritório para mostrar as novas “regras” para todos.
A ideia é que cada funcionário assine um termo falando que está ciente
das novas regras do escritório, comprometendo-se a cumpri-las, para
assim conseguirmos a organização interna que buscamos.
Para funcionários que entrem depois da implementação inicial do
plano, o ideal é que exista uma recepção destes novos prossionais, uma
integração (apresentação do mesmo para todos) e um treinamento geral,
com a entrega do manual e assinatura do compromisso.
Nenhum escritório é pequeno o bastante para não ter um manual
deste tipo, principalmente levando-se em conta que esta é uma ferra-
menta forte de alinhamento de trabalho interno e que não custa valor
algum, é só escrever e implementar.
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