Fundamentos de Ética e Moral

AutorPaulo Leandro Maia
Páginas33-39

Page 33

Ética e moral são dois termos usados com muita freqüência em nosso cotidiano. Algumas pessoas, por exemplo, costumam fazer referência à ética profissional, atitude ética, moral, amoral, imoral, mas nem sempre conseguem distinguir seus significados.

3. 1 Definição da palavra ética

Embora moral e ética possuam conceitos diferentes, freqüentemente são usadas como sinônimos. Aliás, a etimologia dos termos é muito semelhante. Assim como moral, que vem do latim, significa costume, ética, que vem do grego ethos, também significa costume.

Porém, não podemos deixar de mencionar que a palavra ethos sofre uma variação. A vogal e, em grego, pode ser representada por duas vogais: epsílon e eta. Nesse sentido, quando a palavra ethos é escrita com eta (chamada de vogal longa), significa costume; e quando escrita com epsílon (chamada vogal breve), significa caráter, maneira de ser de uma pessoa, índole, temperamento, disposições naturais de uma pessoa segundo seu corpo e sua alma e os costumes de alguém conforme a sua natureza. Sendo assim, a ética, enquanto caráter, significa a convicção pessoal de cada um no que diz respeito a virtude e aos vícios que o homem é capaz de praticar.

3. 2 Conceito de ética

Ética é o estudo ou uma reflexão, científica ou filosófica, e even-tualmente até teológica, sobre os costumes ou sobre as ações humanas. É também o estudo dos costumes ou comportamentos considerados corretos. Ser ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem

Page 34

prejudicar os outros. É ser altruísta, é estar tranqüilo com a consciência pessoal. É, também, agir de acordo com os valores morais de uma deter-minada sociedade. Essas regras morais são resultados da própria cultura de uma comunidade. Elas variam de acordo com o tempo e sociedade. A regra ética é uma questão de atitude, de escolha.

Segundo Sá (2001, p. 24), "a ética tem uma concepção de objeto da vontade ou das regras que a direcionam. A vontade ética torna-se nessa acepção a ser um dos assuntos de grande importância".

Para Vázquez (2002, p. 23), a ética é "a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é ciência de uma forma específica de comportamento humano".

Ética, ou filosofia moral, é uma reflexão sistemática sobre o comportamento moral. Ela investiga, analisa e explica a moral de uma determinada sociedade.

Ao pensar em ética é importante destacar quatro princípios fundamentais que se encontram intrinsecamente ligados a ela: consciência, responsabilidade, liberdade e autonomia.

- Consciência: psicológica, que é o conhecimento de nós mesmos: de existir, nossos estados psíquicos, nossas lembranças e sentimentos. Revela quem somos, o que fazemos e que mundo nos rodeia. E consciência moral ("agir de acordo com sua consciência"), pensamento interior que nos orienta, de maneira pessoal, sobre o que devemos fazer em determinada situação. Antes da ação, a consciência moral emite seu juízo como uma voz que aconselha ou proíbe. Enquanto a consciência psicológica possibilita ao homem escolher, a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT