Inovação a partir do Design Thinking

AutorCleyson de Moraes Mello/José Rogério Moura de Almeida Neto/Regina Pentagna Petrillo
Páginas65-73
Capítulo 4
Inovação a partir do Design Thinking
4.1 O que é o design thinking (DT)?
É uma forma de pensamento criativo (abdutivo) que busca
soluções para um determinado público-alvo e pode ser aplicado
na área educacional. É um caminho sistemático que leva à inova-
ção. A origem do termo Design Thinking é atribuída a Tim
Brown, CEO da consultoria de inovação IDEO, e seu sócio Da-
vid Kelley, professor na Universidade de Stanford.
De acordo com Tim Brown, a missão do design thinking é
“traduzir observações em insights, e, estes insights, em produtos
e serviços para melhorar a vida das pessoas”.95
O DT pode ser utilizado como estratégia de ensino-aprendi-
zagem para inovar e resolver problemas complexos em equipe.
Melhor dizendo: o design thinking proporciona uma aprendiza-
gem colaborativa e cooperativa na qual o aluno “aprende fazen-
do”, articulando, pois, a teoria à prática. Ademais, prepara os
alunos para as competências requeridas no século XXI.
Carolina Costa Cavalcanti e Andrea Filatro explicam que o
design thinking se apresenta como “metodologia adequada para
a educação porque propõe a solução de problemas a partir da
65
95 BROWN, Tim. Design Thinking. Tradução de Cristina Yamagami.
Rio de Janeiro: Alta Bokks, 2020, p.55.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT