Projetos de Inovação

AutorCleyson de Moraes Mello/José Rogério Moura de Almeida Neto/Regina Pentagna Petrillo
Páginas93-114
Capítulo 7
Projetos de Inovação
7.1 TRAIN: O movimento de inovação UNIFAA
O UNIFAA - Centro Universitário de Valença lançou o mo-
vimento TRAIN de inovação. É o primeiro passo para a constru-
ção do ecossistema inovador dentro da instituição de ensino.
A ação tem como propósito fortalecer a inovação aberta atra-
vés do desenvolvimento e da promoção do empreendedorismo e
da criatividade para a comunidade acadêmica e para a socieda-
de.
O TRAIN irá propor projetos de inovação, bem como agre-
gá-la às iniciativas já existentes, para que as ações tenham um
ambiente mais fértil de integração e desenvolvimento, potencia-
lizando o impacto gerado em toda a comunidade.141
Ao contrário do que muitos imaginam, o real conceito de
inovação não está diretamente relacionado à tecnologia, mas sim
à criatividade e as diversas formas de gerar valor para quem se
beneficiará da mesma, e isso pode acontecer através de um novo
produto, serviço ou processo.142
O TRAIN foi pensado para toda a comunidade acadêmica do
UNIFAA: coordenadores, professores, alunos e egressos. O mo-
93
141 Disponível em: «https://www.unifaa.edu.br/blog/train-o-movimen-
to-de-inovacao-unifaa». Acesso em: 04 out. 2021.
142 Ibid.
vimento será um grande guarda-chuva que incorpora as iniciati-
vas relacionadas em um único lugar, facilitando o acesso a
informações e a identificação de oportunidades.143
Laion Luiz Fachini Manfroi, Head of Innovation & New Bu-
siness do UNIFAA, afirma que "pensar em inovação é pensar di-
ferente, é pensar com a criatividade sempre em primeiro lugar,
procurando a melhor forma de mudar e transformar a sua reali-
dade. Através do movimento TRAIN, queremos transformar o
nosso ecossistema educacional do UNIFAA, pavimentando um
solo cada vez mais fértil para oportunidades de integração, po-
tencializando as atividades dos cursos e de toda a comunidade
acadêmica”144
No mesmo diapasão, Luiza Luth, coordenadora de Inovação
do UNIFAA, diz que “a partir daqui muitas coisas transforma-
doras vão acontecer para os alunos, egressos e sociedade que faz
parte dos polos do UNIFAA! A diferenciação só é obtida pela
inovação, que torna possível entregar novas soluções para as ne-
cessidades dos consumidores e para as oportunidades identifica-
das no mercado de atuação. Assim, da mesma forma que a co-
municação é processo-chave para toda a organização social, a
inovação é processo-chave para a competitividade”.145
94
143 Ibid.
144 Ibid.
145 Ibid.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT