Inovações e alterações tecnológicas (terceira revolução industrial)

AutorMauricio Godinho Delgado
Páginas37-42

Page 37

O primeiro grupo de fatores (inovações e alterações tecnológicas) tem caráter preponderantemente estrutural. Envolve significati vas inovações e aperfeiçoamentos no campo da tecnologia, que afe tam de modo direto o processo

Page 38

de realização do trabalho, a estrutura interna do empreendimento empresarial e até mesmo a configuração de aspectos relevantes do sistema capitalista.

Tais aperfeiçoamentos e inovações, por sua profundidade, têm sido denominados de terceira revolução tecnológica do capitalismo. Seus pontos mais notáveis consistem nas conquistas da microeletrônica, da robotização, da microinformática e das telecomunicações2.

Esses avanços, isoladamente e em seu conjunto, agravaram a redução de postos de trabalho em diversos segmentos econômicos, em especial na indústria, aprofundando o desemprego deflagrado pela crise econômica de meados dos anos 1970.

Além disso, criaram ou acentuaram formas de prestação laborativa que pareciam estranhas ao tradicional sistema de contratação e controle empregatícios - por exemplo, o teletrabalho e o escritório em casa (home-office).

Em acréscimo, esses aperfeiçoamentos e inovações tecnológicas mitigaram, em inúmeros segmentos, as antes impermeáveis bar reiras do espaço e do tempo, propiciando modalidades inusitadas de conexões interempresariais nos diversos países e, até mesmo, ao longo do globo.

A redução de postos de trabalho decorrente de tais mudanças da tecnologia - em si, fato já importante - implicava ainda modifi cações notáveis nos processos de concretização do labor no plano empresarial, atenuando, em certa medida, a tendência - que antes parecia incontrolável - de agregação de grandes massas de trabalhadores em grandes estabelecimentos produtivos. É que o trabalho repetitivo e uniforme, mobilizador de grandes grupos humanos, perdia sua anterior exponencial relevância, substituído, em razoável medida, pela nova tecnologia.

Essa redução de postos laborativos, somada à potenciação do trabalho individual na realização de tarefas, permitida pela microinformática e pela telecomunicação, tudo contribuiu para incentivar novas formas de estruturação do empreendimento empresarial (home-office, pequenos estabelecimentos, etc.), também na dire ção contrária ao modelo organizacional anteriormente consagrado.

A terceira revolução tecnológica, em síntese, pela profundidade de suas inovações, afetou, portanto, o mundo do trabalho, provo cando-lhe mudanças importantes em contraponto com as características consolidadas nas décadas precedentes.

Page 39

1. Avaliação Crítica

A profundidade e a extensão das inovações tecnológicas desen volvidas no último quartel do século xx e em período subsequente do novo século conferiram suporte a previ sões catastrofistas sobre o fim do emprego e do próprio trabalho na sociedade contemporânea.

O equívoco de tais previsões...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT