O mundo do trabalho na conjuntura capitalista da virada dos séculos xx e xxi - condições do 'desemprego estrutural'

AutorMauricio Godinho Delgado
Páginas35-37

Page 35

A conjuntura do sistema econômico, social e político capitalis ta, ao longo do último quartel do século xx, propiciou a realização de importantes acontecimentos

Page 36

e tendências de notável impacto no mundo do trabalho. A concentração de tais tendências e acontecimentos em curto período histórico fez brotar diagnóstico bastante generalizado a respeito da presença de irremediável crise estrutural no tocante ao trabalho e ao emprego na atualidade do capitalismo.

Tal diagnóstico e o caráter sombrio de suas previsões têm, evi dentemente, pontos de contato com a dinâmica atual do sistema socioeconômico prevalecente. É o que será examinado nos itens II até VII deste capítulo.

No entanto, é necessário já se antecipar que, em boa medida, mesmo considerada a atual fase capitalista, não se mostra rigorosamen te correto esse diagnóstico, e, muito menos, são inevitáveis suas pre visões sombrias. Os equívocos de tal diagnóstico e de suas lúgu bres previsões serão estudados nos mesmos itens II até VII do pre sente capítulo.

O item final (VIII) deste estudo faz breve referência a uma singular omissão no cerne da linha explicativa dominante acerca do fenômeno contemporâneo do desemprego: o tipo de política públi ca, notadamente econômico-financeira, seguida pelos Estados Nacionais capitalistas no mesmo período considerado. A referência, contudo, será efetivamente breve, uma vez que não comportaria aos objetivos do presente capítulo investigar, com maior minúcia, tal política econômico-financeira1.

1. Fatores de impacto no Trabalho e no Emprego: síntese

O diagnóstico hegemônico no Ocidente a respeito do atual de semprego, tido como estrutural, toma em consideração três princi pais fatores ocorridos (ou acentuados) a contar dos anos 1970, todos relacionados à estrutura do próprio capitalismo. São eles: terceira revolução tecnológica; processo de reestruturação empre sarial; acentuação da concorrência capitalista, inclusive no plano internacional.

A construção desse diagnóstico, contudo, por si somente, já produz outro fator de grande influência nesta temática nas últimas décadas, qual seja, a formação de matriz intelectual apologética (ou resignada) quanto ao suposto fim do emprego e, mesmo, do próprio trabalho.

A referida matriz intelectual, que acredita na derruição estrutu ral do trabalho e do emprego na presente fase do sistema socioeconômico vigorante, tem evidenciado...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT