Mensurando a integração

AutorThiago Bottino - Daniel Vargas - Fernanda Prates - Semirames Khattar - Andreia Cidade
Páginas113-140
CAPÍTULO 6. MENSURANDO A INTEGRAÇÃO
INTRODUÇÃO

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sente estudo foi desenvolvido com a meta de levantar um diagnóstico de
caráter observacional, quantitativo, exploratório e descritivo. Esta propos-
ta possui o objetivo de mapear os elementos mais relevantes associados
ao tema da Integração, apontando quais fatores demandam no futuro a
realização de pesquisa mais ampla. Com análise de dados sobre a percep-
  
PCERJ, foi investigado se o desenho institucional e suas relações entre os
    -
servados o conhecimento e a concordância dos entrevistados em relação
aos fundamentos objetivos das práticas consideradas integradoras, bus-
cando-se compreender em que medida, na percepção do grupo estudado,
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segurança.
Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um survey, por
meio de questionários, os quais foram respondidos por policiais que se
voluntariaram após contato e apresentação da pesquisa pelos pesquisa-
dores. A ferramenta utilizada foi o Google Formulário,1 com controle de
coleta de e-mails daqueles que colaboraram. O formulário foi preenchi-
do por 124 agentes de segurança da PMERJ e da PCERJ, contemplando
120 questões fechadas. A estratégia para se alcançar os respondentes se
      
de Bola de Neve,2 com os contatos dos entrevistados do eixo qualitativo
1 Serviço gratuito de questionário por via remota (on-line), oferecido pela empresa Goo-
gle.
 -
OS DESAFIOS DA INTEGRAÇÃO NA SEGURANÇA PÚBLICA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
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-
de Federal Fluminense.
priori, dado
a natureza experimental deste primeiro levantamento, tendo sido os for-
mulários preenchidos entre julho e dezembro do ano de 2019. Os ques-
tionários cunham os aspectos sociais básicos dos agentes de segurança
e suas ocupações dentro de suas corporações. Os quatro blocos de per-
guntas foram organizados com o objetivo de investigar a percepção dos
-
 


cor, escolaridade, estado civil, idade, ano de ingresso, local de lotação,
patentes para policiais militares e ocupações para os policiais civis. A me-
 
observar a percepção dos agentes em relação a indicadores que selecio-
namos como importantes no tema da integração. As entrevistas qualita-
 
respostas foram organizadas pela escala de Likert, variando de 1 a 5, sendo
o valor 1 da escala correspondente a discordo totalmente e 5, concordo
totalmente. A escolha por essa ferramenta se deu pela possibilidade futura
3
O modelo do tipo Likert é utilizado amplamente para mensurar per-

proposição expressa relacionada a um tema a ser explorado em busca de
resultados.4,5 Realizamos a média das respostas em relação ao resultado
6 ou
-
semos o resultado e a interpretação.
Dos 124 formulários preenchidos pelos agentes de segurança, temos
84 policiais militares e 40 policiais civis sitiados em regiões do Estado do
Rio de Janeiro. Do total de policiais militares, contabilizamos 60 cabos,
    -
 -

foi organizada pela divisão entre a tipologia de policiais. A distribuição
dos para participar de uma pesquisa ou outras pessoas convidam ou passam o contato de

3 Conjunto de indicadores agregados que representam um conceito mais amplo.
4 RODRIGUES, A. . Petrópolis: Vozes, 2002.
5 PASQUALI, L.  . Rev. Psiquiatr. Clin.,
São Paulo, v. 25, n.5, p. 206-13, 1998.
 

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