Como aplicar o visual law na prática

AutorTales Calaza e Bruno Calaza
Páginas379-399
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COMO APLICAR O
VISUAL LAW NA PRÁTICA
Tales Calaza
Advogado. Legal Designer. Head de Direito Digital do Escritório Rocha & Gonçalves.
Fundador das iniciativas Calaza Legal Studio e Direito Para Viagem. Host & Founder
do Podcast Café Jurídico. Community Leader Uberhub Legaltech. Pós-Graduado
em Processo Civil e Direito do Consumidor da Era Digital pela UniDomBosco em
parceria com o MeuCurso. Pós-Graduando em Direito Digital pelo Instituto NewLaw
em parceria com a Uniftec. Extensão em Direito Contratual pela Harvard University.
Palestrante. Autor de obras jurídicas.
Bruno Calaza
Marketeiro que se encontrou no Direito. Fundador do Calaza Legal Studio, um estúdio
de inovação jurídica focado na disseminação de conteúdo sobre Legal Design Marketing
Jurídico. Fundador do Direito Para Viagem, uma proposta de startup para ajudar advo-
gados a se destacarem no mercado atual (dinâmico e inovador). Gerente de Projetos da
Lancio, empresa que vende infoprodutos jurídicos e Palestrante de Marketing jurídico.
Head de Marketing do escritório Rocha & Gonçalves.
https://youtu.be/QltypaK8RUc
Sumário: 1. Introdução. 2. QR Codes. 3. Ícones. 4. Cores e estética. 5. Imagens e ilustrações.
6. Conclusão. Referências e fontes das imagens.
1. INTRODUÇÃO
Ao avançar pelos capítulos desta obra, você se deparou – ou vai se deparar,
dependendo de como está fazendo a leitura – com conceitos, técnicas e relatos de
TALES CALAZA E BRUNO CALAZA
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aplicações práticas do Legal Design por grandes nomes do cenário nacional (em
verdade, pelas maiores referências de Legal Design do país!).
Conforme explicado nos capítulos introdutórios, o Legal Design é um “gênero”,
do qual o Visual Law é “espécie”, ou seja, este está compreendido dentro daquele1.
O Visual Law é a seção do Legal Design que utiliza de elementos visuais para
proporcionar um melhor entendimento, uma melhor leitura do documento. Caso você
se interesse pela área, provavelmente já se deparou com alguma petição ou contrato
utilizando QR Codes, ícones, cores e outros elementos visuais, não?!
Agora que você já está munido com o conteúdo e a teoria do nosso estudo,
assim como já compartilhou das experiências de aplicação das técnicas deste livro
por diversos autores que são referências na área, vamos te ensinar como “pôr a mão
na massa” neste capítulo prático!
Como vai funcionar: a seguir, vamos dividir as técnicas que julgamos mais im-
portantes em alguns subcapítulos, sendo que serão acompanhados por dicas e prints
de tela para facilitar a compreensão. Utilizamos como base as ferramentas Wor d2,
tendo em vista que é o editor de textos mais utilizado no Brasil e Canva3, levando em
consideração que é gratuita e super intuitiva.
2. QR CODES
Então vamos lá! Quando falamos de Visual Law, para muitos já vêm à mente
a imagem de um QR Code. Para saciar a ansiedade destes, vamos iniciar o capítulo
prático mostrando como o utilizar. Mas para você que ainda não sabe o que é um
QR Code, temos uma boa notícia – você já se deparou com ele nesta obra! Vamos te
explicar: sabe aquele quadradinho preto que substituiu alguns códigos de barra? Pois
1. Imagem de autoria própria.
2. Editor de texto da Microsoft. Saiba mais em: https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/word.
3. Plataforma de design gráf‌i co intuitiva e gratuita. Saiba mais em: https://www.canva.com/.

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