Avaliação de vibração para fins de conforto

AutorTuffi Messias Saliba
Ocupação do AutorEngenheiro Mecânico
Páginas73-77

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7.1. Conforto e percepção

Na avaliação da vibração para fins de conforto, não há um método padronizado do ponto de vista ergonômico que correlacione os aspectos objetivos e subjetivos dessa exposição.

A norma ISO 2631:1-1997 apresenta estudos sobre os efeitos da vibração para fins de conforto em indivíduos expostos em viagens a trabalho ou lazer. No entanto, a definição de conforto é complexa, vez que nesse tipo de avaliação de vibração há fatores fisiológicos e psicológicos, sendo que esse último oferece maior dificuldade, pois a determinação de um modelo para sua avaliação é subjetiva.

Do ponto de vista fisiológico, a avaliação para fins de conforto depende da frequência e da intensidade da aceleração. Nesse tipo de avaliação, a faixa de frequência analisada é de 0,5 a 80 Hz. Já a intensidade da aceleração geralmente deve ser analisada quando superar o limite de percepção, como, quando for percebida visual-mente.

Outro fator importante na avaliação do conforto é o tempo de exposição. Embora não existam dados específicos a respeito, a determinação de tempo de repouso reduz o risco.

Na avaliação da vibração para fins de conforto, a ISO recomenda o uso da aceleração ponderada global (soma) num período de tempo representativo, conforme a equação a seguir:

Sendo:

awx, awy, awz — valores das acelerações r.m.s. ponderadas nas frequências referentes aos eixos ortogonais x, y e z.

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Kx, ky e kz são os fatores multiplicadores conforme a tabela 5 a seguir:

Tabela 5 — Valores multiplicadores dos eixos x, y e z conforme defi nido na ISO 2631-1 (1997)

Os valores aceitáveis de vibração para fins de conforto dependem de vários fatores, os quais variam em cada aplicação. Desse modo, não há limites definidos na norma ISO 2631:1-1997. Entretanto, as reações nos diversos graus de intensidade das vibrações são devidas às expectativas do passageiro dependendo da duração da viagem e do tipo de atividade que ele possa a vir desenvolver, tais como ler, comer ou beber e, ainda, a vários outros fatores: ruído acústico, temperatura etc.

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Essa norma fornece valores com indicações aproximadas de prováveis reações. Os valores a seguir são indicações aproximadas de prováveis reações observadas em transporte público:

Tabela 6 — Critérios para a avaliação da exposição das vibrações sobre o conforto, percepção e enjoo produzido pelo...

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