Vibração localizada em mãos e braços

AutorTuffi Messias Saliba
Ocupação do AutorEngenheiro Mecânico
Páginas46-56

Page 46

4.1. Direção da vibração

As direções da vibração devem ser reportadas de um sistema de coordenadas ortogonais, conforme sugerido na Figura 7.

Para evitar conflito entre a terminologia proposta aqui e a usada em biodinâmica para definir a exposição humana de corpo inteiro, a norma ISO recomenda que os movimentos da mão para várias direções do sistema de coordenadas sejam designados pelo subscrito h (hand). Assim, a aceleração da mão na direção “z” deve ser designada por azh e similarmente para as direções x e y. A aceleração de corpo inteiro no eixo longitudinal é designada somente por az.

4.2. Efeitos sobre a saúde

A exposição à vibração de mão e braço pode afetar os vasos sanguíneos, nervos, ossos, juntas, músculos ou tecidos conjuntivos da mão e do antebraço. Exposições severas levam a uma desordem progressiva da circulação, principalmente nos dedos da mão. Essa

Page 47

doença é descrita na literatura como “síndrome do dedo branco” ou fenômeno de Raynaud. A ACGIH (American Conference of Governamental Industrial Hygienists) menciona que os limites de exposição à vibração de mão e braço para oito horas — A(8) representa às condições sob as quais se acredita que a maioria dos trabalhadores pode ser repetidamente exposta, sem que evoluir para o estágio 1 do Sistema de Classificação do Encontro de Estocolmo para dedos brancos induzidos por vibração, também denominado de fenômeno de Raynaud de origem ocupacional do Quadro 1 (ACGIH, 2017). O quadro 1 mostra a classificação dos estágios induzidos pelo frio na vibração de mão e braço.

Page 48

4.3. Aceleração ponderada

a) Ponderação nas frequências — Norma ISO 5349/86 e ACGIH

A norma ISO 5349/86 determina que a avaliação ocupacional da vibração de mãos e braços ou localizada, deve ser efetuada por meio da aceleração ponderada nas frequências na faixa compreendida entre 6,3 Hz e 1250 Hz. A tabela a seguir mostra os fatores de ponderação nas frequências utilizados pela norma ISO 5349/86 e ACGIH.

b) Ponderação nas frequências — Norma ISO 5349-1:2001

A norma ISO 5349-1:2001 estabelece a ponderação por frequência em função da sensibilidade de resposta da mão nas diferentes frequências, conforme curva da ISO 8041:2005 (Figura 8). A Tabela 4 mostra os valores numéricos dos fatores de ponderação.

Page 49

Page 50

Da mesma forma da vibração de corpo inteiro, o instrumento de medição fornece a aceleração ponderada global, que representa os valores corrigidos em função da sensibilidade. Pode ser utilizado também o instrumento que mede a aceleração nas bandas de frequência. Nesse caso, a aceleração ponderada pode ser calculada de acordo com a equação 23:

Sendo:

Wi — o fator de ponderação para cada banda de frequência correspondente

ai — a aceleração obtida em...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT