Benefício Previdenciário para Benefício Assistencial

AutorFernando Vieira Marcelo
Ocupação do AutorAdvogado militante especializado em Direito Previdenciário e Sindical. Palestrante
Páginas188-193

Page 188

10. 1 Exemplo prático

NOTA: A desaposentação será condição vantajosa, somente na hipótese da não devolução das parcelas recebidas após a aposentadoria.

Pedido obrigatório: “O autor somente requer a desaposentação na hipótese de V.Exa. entender não ser necessária a devolução das parcelas recebidas durante o gozo da aposentadoria a ser renunciada”.

PH tem 65 (sessenta e cinco) anos de idade e é aposentado por tempo de contribuição há mais de 10 (dez) anos. O valor da sua aposentadoria atual é de um salário-mínimo e meio. PH é casado com AC que tem 65 anos de idade que não possui fonte de renda e nem recebe benefício previdenciário.

O Estatuto do idoso, Lei nº 10.741/03, em seu artigo 34 caput e parágrafo único, estabelece que ambos os cônjuges maiores de 65 (sessenta e cinco) anos podem receber o benefício assistencial desde que não possuam outra fonte de renda familiar:

Art. 34. Aos idosos, a partir de 65 (sessenta e cinco) anos, que não possuam meios para prover sua subsistência, nem de tê-la provida por sua família, é assegurado o benefício mensal de 1 (um) salário-mínimo, nos termos da Lei Orgânica da Assistência Social – Loas.

Parágrafo único. O benefício já concedido a qualquer membro da família nos termos do caput não será computado para fins do cálculo da renda familiar per capita a que se refere a Loas.

PH pode renunciar sua aposentadoria por tempo de contribuição no valor de um salário-mínimo e meio para que possa receber juntamente com o seu cônjuge o valor de um salário-mínimo cada, a título de benefício assistencial.

Page 189

10. 2 Modelo de petição

EXMO. JUIZ FEDERAL DA ..........ª VARA DO JUIZADO ESPECIAL


FEDERAL DA SEÇÃO JUDICIÁRIA .................................

PRIORIDADE DE TRAMITAÇÃO

NOME COMPLETO, brasileiro, casado, aposentado, portador da Cédula de Identidade n.º .................., inscrito no CPF/MF sob o
n.º .................., e sua esposa NOME COMPLETO, brasileira, casada,
do lar, portadora da Cédula de Identidade n.º .................., inscrita no
CPF/MF sob o n.º .................., ambos domiciliados em .................. e
residentes na ........................, vêm à presença deV.Excia., por seus
procuradores signatários, ajuizar:

AÇÃO SUMÁRIA COM PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA

em desfavor do INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL
– INSS, autarquia federal situada na ........................., pelos fatos e
fundamentos abaixo aduzidos:

CONDIÇÃO DA AÇÃO

Apesar da corrente que se forma pela não obrigatoriedade do prévio requerimento administrativo, os autores protocolaram PEDIDO DE DESAPOSENTAÇÃO no dia 23.02.2011 (doc. anexo). Já se passaram 45...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT